Valença assinalou o Dia Mundial da Árvore e da Poesia

No dia 22 de março, Dia Mundial da Árvore, os alunos da comunidade escolar de Valença, com os respetivos professores, plantaram uma Ginkgo Biloba em cada escola do concelho.

Na escola sede, do Agrupamento Muralhas do Minho, a plantação contou com a presença do presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira, dos vereadores, Ana Paula Xavier e Arlindo Sousa, professores, alunos e funcionários do agrupamento, efetivos do SEPNA / GNR bem como técnicos municipais.

Para José Manuel Carpinteira, “evocar este dia, nas escolas, pretende despertar consciências para a preocupação ambiental e o planeta que queremos deixar às gerações futuras”.

Ginkgo Biloba – O Fóssil Vivo

A árvore escolhida por Valença, este ano, foi uma Ginkgo Biloba, considerada um autêntico fóssil vivo, do tempo dos dinossauros, sobretudo das eras do Jurássico e Cretáceo, um autêntico testemunho de longevidade. A Ginkgo biloba é, também, um símbolo de resistência às guerras tendo sobrevivido ao bombardeamento atómico de Hiroxima, no Japão. A associar a toda a longevidade e carga histórica a árvore possui muitas propriedades medicinais milenarmente conhecidas e aproveitadas pelos povos do sudoeste asiático.

Plantação de 30 árvores autóctones em Fontoura

Plantaram-se, também, 30 árvores autóctones num terreno baldio de Fontoura, junto à estrada nacional 201, no lugar de Prado.

A atividade contou com a participação dos jovens alunos do Jardim de Infância de Fontoura, dos utentes do Centro de Convívio de Fontoura e da Comunidade Associativa Arcanjos São Miguel e São Gabriel de Fontoura.

Na plantação, a ajudar os jovens alunos, estiveram o Presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira, os vereadores Ana Paula Xavier e Arlindo Sousa bem como o Presidente da Junta de Freguesia de Fontoura, André Rodrigues. A atividade contou, também, com a colaboração do SEPNA / GNR, Sapadores Florestais de Valença, funcionários da Junta de Freguesia de Fontoura e técnicos municipais.

Plantação de árvores na Avenida Sá Carneiro

Plantaram-se, ainda, cerca de 30 árvores na Avenida Sá Carneiro, junto ao recinto do Campo da Feira, de forma a embelezar e valorizar os nossos espaços verdes,  contribuindo para uma melhor qualidade de vida dos nossos cidadãos.

Alunos realizam poemas e desenhos

Neste dia, a autarquia e o Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho lançaram, ainda, um desafio a todos os alunos do 1º ciclo, para se inspirarem e realizarem um poema, tendo por base a proteção do ambiente, a árvore e a paz. Já os alunos do pré-escolar realizaram um desenho com as mesmas diretrizes.

Com estas iniciativas a Câmara Municipal de Valença pretendeu consciencializar a comunidade escolar do concelho para a importância da proteção e salvaguarda da nossa riqueza ambiental e a importância da paz e tolerância entre os povos.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.