Caminha plantou árvores autóctones em Dem e Riba de Âncora no Dia Internacional da Floresta. Os alunos do concelho foram ainda convidados a visitar as Dunas dos Caldeirões e zonas reflorestadas na Mata Nacional de Gelfa e, ainda, à Mata Nacional do Camarido.
Estas atividades fazem parte da programação Mês do Ambiente e da Sustentabilidade que o Município de Caminha está a promover durante este mês.
O dia começou com a plantação de árvores autóctones em Dem, junto à envolvente do Centro Escolar. Esta plantação organizada pelo Município de Caminha e Centro de Interpretação da Serra d’Arga (CISA) contou com as parcerias da Junta de Freguesia de Dem, Conselho Diretivo dos Baldios de Dem, Carlos Sá Nature Events, Escola Básica e Secundária de Caminha e EB1/JI de Dem. Foram plantadas mais de uma centena de espécies, nomeadamente carvalhos, sobreiros, castanheiros, medronheiros e bétulas, pelos alunos da EBS de Caminha e EB1/JI de Dem. Esta atividade ainda contou com o apoio da Valorminho.
A tarde foi intensa. Começou com a visita às Dunas dos Caldeirões, seguida da visita às zonas reflorestadas na Mata Nacional da Gelfa organizadas pela Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora e que contaram com o apoio do Município de Caminha.
Seguiu-se a plantação de árvores autóctones em Riba de Âncora, no Lugar de Vila Verde, organizada pelo Município de Caminha e Centro de Interpretação da Serra d’Arga (CISA) e que contou com o apoio da Junta de Freguesia de Riba de Âncora, Conselho Diretivo dos Baldios de Riba de Âncora e Centro Paroquial e Social de Santa Maria de Riba de Âncora. Foram plantadas cerca de uma centena de espécies, nomeadamente carvalhos, sobreiros, castanheiros, medronheiros e bétulas, pelos utentes do Centro Paroquial e Social de Santa Maria de Riba de Âncora.
O dia terminou com a visita à Mata Nacional do Camarido, uma iniciativa do Município de Caminha e da Corema – Associação de Defesa do Património e que contou com o apoio do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). A visita foi orientada pelo Eng. Rui Baptista, do ICNF, Gestor da Mata Nacional do Camarido.
Como referimos o Município está a promover o mês de março como o Mês do Ambiente e da Sustentabilidade com uma mão cheia de atividades.
Recordamos que, Vila Praia de Âncora vai acolher as Jornadas de Sustentabilidade do Alto Minho de 24 a 26 de março. Palestras, Mercado Sustentável e Atividades de Natureza vão marcar estes três dias dedicados à sustentabilidade. As jornadas organizadas pela QUOKKA contam com o apoio do Município de Caminha
Estas jornadas vão decorrer em três locais em simultâneo, Cineteatro dos Bombeiros de Vila Praia de Âncora, zona envolvente ao Portinho e Serra d’Arga.
O Cineteatro dos Bombeiros de Vila Praia de Âncora vai acolher as várias palestras subordinadas aos temas: o pilar económico da sustentabilidade, o pilar ambiental da sustentabilidade e o pilar social da sustentabilidade.
No Mercado Sustentável a decorrer, durante os três dias, na zona envolvente ao Portinho de Vila Praia de Âncora, podemos contar com uma panóplia de ateliês, com destaque para a biodiversidade do estuário do Rio Âncora, construção de um hotel de insetos, minis engenheiros – construção de uma cidade sustentável, sobrevivência na natureza e exploradores da natureza.
As Atividades de Natureza vão ter lugar sempre da parte da tarde e contam com as seguintes ações: o CISA e a interpretação da Serra d’Arga (fauna, flora, património); do trigo ao pão – elaboração de pão em forno comunitário e, ainda, caminhada de São João d’ Arga, a vida na envolvência no mosteiro. Os interessados têm à disposição transporte.