Encontros de Viana regressam em maio

Organizados pela associação AO NORTE em parceria com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, os Encontros de Cinema de Viana (ECVC) procuram “proporcionar um espaço comum de partilha, formação e debate em que confluem estudantes de cinema e das escolas da região, cineclubistas de Portugal e da Galiza e público em geral, enriquecido com a participação ativa de profissionais deste meio artístico”. O evento decorre entre os dias 02 e 14 de maio, e este ano aposta “numa forte ligação aos mais jovens, através de um vasto programa de exibições, conversas, oficinas e conferências”.

Eixo central da programação, a Conferência Internacional de Cinema de Viana é “um espaço de reflexão e de partilha de experiências visando a construção de uma comunidade internacional ligada por ações e interesses comuns. Em debate estão as relações entre Cinema, Arte, Ciência e Cultura; Cinema e Escola; e Fotografia e Memória”.

Abrindo o espectro da Conferência também à comunidade estudantil, o evento volta a promover o Work in Progress, um espaço de debate em torno de projetos de investigação em desenvolvimento no contexto de mestrado e doutoramento da área de cinema, audiovisual e novos media. Uma programação que se completa ainda com o Curso de Antropologia Visual destinado a estudantes de graduação e pós-graduação, cineastas, documentaristas, artistas e cientistas sociais.

No plano das exibições, os Encontros de Cinema de Viana integram ainda uma programação que “se pretende inovadora e prestigiante, com clara aposta nos jovens cineastas de língua oficial portuguesa através da competição PrimeirOlhar – exclusivamente centrada em primeiras obras no quadro do documentário”. A programação de cinema integra um programa desenvolvido pela EFA – European Film Academy e uma seleção feita por uma escola internacional de cinema convidada para a edição deste ano. Este ano, pela primeira vez, o Encontros do Cinema entregará o Prémio PrimeirOlhar Graça Lobo, que homenageia a cineclubista, formadora de cinema e primeira coordenadora do Plano Nacional de Cinema.

Em paralelo com os ECVC será promovido o Encontro Luso-Galaico de Cineclubes/2023, onde se reflete sobre a atualidade desta “rede alternativa” e as perspetivas de futuro para a exibição não comercial em Portugal e na União Europeia.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.