Durante dois dias, 17 e 18 de março, Ponte de Lima, recebeu a Feira 100% Agrolimiano, onde reuniu mais de 30 produtores.
Esta iniciativa é uma forma de dar a conhecer os produtos que são produzidos ou transformados no Alto Minho, e impulsionar o setor agrícola e agroalimentar. Vasco Ferraz, presidente da Câmara de Ponte de Lima, anunciou novos apoios financeiros para o setor e para os produtores pecuários do concelho. “O apoio financeiro a conceder aposta na produtividade, na sensibilidade dos produtores para a importância do cumprimento das regras de saúde pública e saúde animal e, também do bem estar dos animais e das boas condições agrícolas e ambientais”, disse, acrescentando que “o apoio visa fixar os produtores pecuários e promover o rejuvenescimento desta atividade que traz riqueza ao território e às famílias. É um setor determinante”.
O município de Ponte de Lima vai atribuir “apoio à produção de suínos da raça bísara em parceria com associações, escolas e produtores locais, para fornecer matéria-prima de qualidade à confecção do arroz de sarrabulho, aos enchidos e fumeiros do concelho”.
Com a presença do secretário de Estado da Agricultura, Gonçalo Rodrigues, Vasco Ferraz solicitou ao Governo que se abram oportunidades do programa comunitário Portugal 2030 para a “concretização de projetos dos perímetros de emparcelamento da Correlhã, Seara, Vitorino das Donas, Bertiandos e Fontão” e “sejam considerados prioritários ao nível do Alto Minho”.
Gonçalo Rodrigues considerou que a Feira é “uma iniciativa fantástica por dar relevância a um setor que tem por base o desenvolvimento regional e local e que assenta na agricultura familiar”. E argumenta que temos que contar com os produtores porque “são eles que constroem as raízes e mantêm a cultura viva”. O secretário de Estado da Agricultura salienta que o Governo está “alerta para esta necessidade e tem os programas públicos para apoiar e dinamizar a agricultura familiar, ao mesmo tempo que tenta atrair os jovens para este setor e território”.
No X Concurso Regional da Raça Frísia do Alto Minho, que premia os melhores animais produtores de leite, estiveram presentes 52 animais de seis produtores. A vaca campeã foi a Dorsal 1403 (Diamondback x Goldwyn) da Sociedade Agro-Pecuária Vilas Boas e Pereira, de Poiares, Ponte de Lima.