Com o aproximar da celebração da Páscoa, ultimam-se também os preparativos para a Festa das Boas Novas. Em Mazarefes, na Pascoela, no encalce da devoção e alegria com que se recebe a boa nova de Jesus Ressuscitado, veneram-se Sua Mãe – a Senhora das Boas Novas – e S. José.
A respeitosa Romaria em honra de N. Sra. das Boas Novas e S. José 2023 irá, assim, realizar-se de 14 a 17 de abril, na capela homónima e suas imediações.
Segundo se sabe, a Capela da Senhora das Boas Novas de Mazarefes “a princípio era uma capela sob a invocação da Senhora dos Prazeres, a quem o povo designava somente pelo nome de «Senhora», como se encontra em documentos antigos, no sítio da Senhora. (…) A Senhora dos Prazeres passou a Senhora das Boas-Novas, isto é, Senhora das Boas Notícias vindas, sobretudo, do Brasil para onde muitos de Mazarefes emigraram no séc. XVII e XVIII, a Senhora dos homens do mar, dos pescadores de Darque, do Cais Velho, do Cais Novo e da Ribeira de Viana, onde iam em romeiro quando esperavam aqueles que trabalhavam no mar”, in: acoutinhoviana.blogspot.pt
Movida pela dedicação a Nossa Senhora, pela fé e pelo desejo de proporcionar a toda a comunidade quatro dias de uma grandiosa festa, que resguarde a tradição das romarias alto-minhotas, a Comissão de Festas, constituída por uma equipa de quatro mulheres e três homens, trabalhou com afinco ao longo de vários meses. De entre outras formas de angariação, destacou-se o tradicional “Cantar das Janeiras” protagonizado pelo “Grupo de Janeiras da Sra. das Boas Novas” que, de forma dinâmica, há já mais de duas décadas, tem vindo a incorporar elementos das sucessivas comissões de festas e outras pessoas que a eles se solidarizam. Por outro lado, a realização de almoços e feirões minhotos, constituíram eventos de angariação muito participados pelas gentes de Mazarefes e visitantes.
O cartaz e respetivo programa da festa de Mazarefes foi apresentado no passado dia 26 de fevereiro e está, desde então, a ser distribuído pelos comércios locais e também a ser divulgado na página do Facebook (@boasnovas.romaria).
Intitulada de romaria, pelo intrínseco valor histórico-religioso, pretende cativar múltiplos públicos. De entre as celebrações religiosas, destacam-se a eucaristia e a procissão solene de domingo em louvor de N. Sra. das Boas Novas, e de segunda-feira em honra de S. José. A festa continua a notabilizar-se pela participação de Bandas Filarmónicas em três dos quatro dias. Este ano estarão presentes a Banda Musical Flor da Mocidade Junqueirense, a Banda dos Arcos de Valdevez, a Banda de Música de Angeja e a Banda da Associação Musical de Vila Nova de Anha. De notar, também, a participação nas procissões das Fanfarras: Fanfarra da Associação Cultural Musical Boinas Verdes de Valongo e da Fanfarra dos Escuteiros das Marinhas, no domingo e segunda-feira respectivamente. A animação noturna será muito variada e culmina com sessões de fogo de artifício e DJ. Na primeira noite, sexta-feira, dia 14, atuam os Sons do Minho, os Bela Trama e o DJ Pette. No sábado, dia 15, após o despique das bandas, segue-se a animação popular com Augusto Canário e Amigos e a noite termina com o DJ Nelly Deep. No domingo, dia 16, promete-se uma noite romântica com Zé Amaro e, para finalizar, DJ Fredo.
São todos muito bem-vindos às festas de Mazarefes! Entre os dias 14 e 17 de abril, venham à Romaria em honra de N. Sra. das Boas Novas e S. José!