O presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre e o presidente da direção do Centro Social e Paroquial de Areosa, padre Torres Lima, assinaram no passado dia 05 de abril o protocolo de colaboração e cooperação para a 2.ª fase da empreitada, no valor de 25 mil euros, no âmbito do programa de requalificação e novas valências de equipamentos sociais. Este momento contou também com a presença da vereadora de Coesão Social, Carlota Borges.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo tem vindo a apoiar, ao longo dos últimos seis anos, o Centro Social com mais de 265 mil euros quer através do apoio regular de organizações de solidariedade, à aquisição de equipamentos e no âmbito de protocolos de cooperação financeira para apoiar a construção de uma – ERPI Estrutura residencial para idosos e Centro de dia da IPSS.
A verba agora atribuída vem juntar-se a uma deliberação de 125 mil euros firmada em novembro de 2020, para a construção das mesmas valências da instituição, a um apoio de 60 mil euros para a construção do Centro de Dia e a outros 20 mil euros para aquisição de equipamentos.
Recorde-se que o Centro Social e Paroquial de Areosa é uma Instituição Particular de Solidariedade Social fundada em 1999 e a sua missão tem com objetivo a prestação de apoio aos cidadãos na velhice e invalidez, na infância e às famílias, contribuindo para a promoção integral da pessoa e da promoção e justiça social.
O CSPA promove, atualmente, diversas respostas sociais como Creche, Centro de Atividades de Tempos Livres e Serviço de Apoio Domiciliário.