Exposição no Museu do Brinquedo pretende alertar para igualdade de géneros

Com o objetivo de desmistificar ideias, a exposição “Brinquedos sem Género”, no museu do Brinquedo Português alerta para temas que surgem diariamente na sociedade. 

Luísa Jorge, técnica responsável do Museu, salienta que esta exposição “pretende desmistificar a ideia de categorização dos brinquedos, ou seja, aquela ideia generalizada que existe brinquedos para meninos e para meninas”, acrescentando que o município de Ponte de Lima “tem sido um agente nestas mudanças, aposta na diversidade, respeita as diferenças, e nós decidimos fazer esta exposição para mostrar, e também pretendemos tirar algumas ideias generalizadas e vincadas na sociedade. Os brinquedos são para todos, independentemente das características”. 

Todos os brinquedos foram doados ao museu, tendo uma simbologia maior. “É importante este papel, mostrar que estes brinquedos já foram usados por imensas pessoas. E nós acabamos por dar uma nova imagem”. 

Uma mostra que tem todos os tipos de brinquedos e estão distribuídos de forma diferente do que a sociedade incute. Uma menina com uma bola de futebol azul, ou um menino a fazer trabalhos domésticos, são alguns dos exemplos que estão na exposição. 

“Para além de apostarmos na igualdade, pretendemos que as pessoas mais velhas venham cá recordar e relembrar momentos passados. Aqui há uma mistura, para mentes mais conservadoras e outras mais modernas. Esta exposição é para todas as idades”, afirma Luísa.  

Esta exibição está na sala de Exposições Temporárias do Museu do Brinquedo Português, em Ponte de Lima, até 25 de junho.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.