Falta um mês para a festa

Estamos prestes a chegar a junho, o mês que os romanos dedicaram à deusa Juno, e os cristãos aos santos populares, e Subportela: A São João Novo: Ó Bendito São João/Linda flor Celestial/Toma o nosso coração/É tesouro sem Igual.

Era assim que os subportelenses davam as boas-vindas ao santo, e a 21 de maio, içaram a bandeira e com pompa e circunstância fizeram a apresentação do programa das festas.

O Cartaz representa a quinhentista capela de São João iluminada como em dia de festa, em 1.º plano João e o cordeiro. A representatividade de João com o cordeiro, vai de encontro à anunciação que este Santo representa com a vinda de Jesus, seu primo, que antes se representava orgulhosamente nesta terra, por alturas desta festa.

O programa simples mas festivo, traz os dias da festa para o monte, assim, para além dos atos religiosos importantes nas nossas tradições, salienta-se o desfile das marchas populares na sexta-feira, 23 de junho, e no domingo, 25 de junho, logo que a noite inicie às 21h30. A sardinhada que começa pelas 19h30 de sexta-feira mesmo logo que acaba a missa que dá o arranque oficial das festas pelas 18 horas. Depois vem a animação do grupo “As Band” e o grandioso fogo de artificio.

No sábado chega o despertar dos Zé Pereiras, tão importantes nas tradições antigas como anunciadores e tão importantes agora que mantêm essa tradição. À tarde são as bandas de música que irão trazer a melodia ao monte que terminará com a solene sessão de fogo de artifício e logo a seguir, bem no início da madrugada, haverá o espetáculo de som e luzes.

No domingo aguarda-se na Igreja matriz de Subportela, a entrada da Banda de música Pinheiro e Bem Posta, que manterá o espetáculo durante a tarde após a majestosa procissão que terá início pelas 16h30. 

À noite, logo após as marchas populares, teremos a Orquestra Curtison para encerrar as festividades de 2023. Depois é esperar 2024, com certeza que será outra grande festa. São João espera por todos.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.