Foram mais de 130 as propostas recebidas para o cartaz da Romaria ‘Agonia deste ano. A apresentação ocorrerá ao final da tarde de dia 06 de junho, no Teatro Sá de Miranda.
“Em pouco mais de dois meses de concurso recebemos 135 propostas para escolhermos aquele que será o cartaz oficial da festa em 2023. É um interesse que continua a crescer, também fora do país, ao nível do número de propostas”, afirma o diretor da VianaFestas, António Cruz.
O concurso público para seleção do cartaz oficial que levará a Romaria d’Agonia de 2023 a todo o mundo decorreu de 22 de fevereiro a 28 de abril, tendo a organização recebido propostas de 86 concorrentes.
“Este ano sugerimos que o cartaz expresse o espírito da Romaria e dos elementos que a caracterizem e temos agora o processo de escolha, até apresentarmos o vencedor, que acontecerá no dia 06 de junho, no Teatro Municipal Sá de Miranda, mas com transmissão em direto através das nossas páginas”, acrescenta António Cruz.
Este concurso, que em 2023 passou a ter um prémio pecuniário de 1.500 euros para o vencedor, é promovido desde 2011 pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e pela VianaFestas, permitindo que cada concorrente pudesse submeter até duas propostas.
Além da escolha do vencedor do cartaz oficial, está também prevista a exposição, no mês de agosto, no posto de informação das festas, das cinco propostas finalistas do concurso, enquanto as restantes poderão ser visualizadas na página www.festasdagonia.com.
As propostas de cartaz serão avaliadas de acordo com critérios como a eficácia da mensagem, cumprimento das regras do bem trajar e ourar, originalidade e criatividade, ou a qualidade técnica e estética, conforme prevê o regulamento do concurso, que estipula que a proposta vencedora será intitulada de “cartaz oficial” da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia.
Ao concurso de 2022, então para a escolha do 110.º cartaz oficial ilustrado da Romaria d’Agonia, apresentaram-se quase 40 autores de Portugal, de França e do Brasil, com um total de 60 propostas.
A Romaria d’Agonia vai realizar-se em 2023, pela primeira vez, em nove dias de festa, de 14 a 22 de agosto, face à cada vez maior afluência, distribuindo os vários quadros já emblemáticos, e como forma de potenciar a atração turística de Viana do Castelo.
A devoção à Senhora d’Agonia iniciou-se em 1751, com a entrada da imagem na Capela do Bom Jesus. Em 1783, a Sagrada Congregação dos Ritos concedeu faculdade e licença para todos os anos se celebrar nesta capela, no dia 20 de agosto, uma Missa Solene, data que a cidade de Viana elegeu como Feriado Municipal e que se comemora desde então.
Foto: Arquivo