“O Minho é um poder económico na sociedade portuguesa”

Marcelo Rebelo de Sousa participou no debate que assinalou dois anos da criação da Associação Empresarial do Minho. No auditório da Entidade de Turismo do Porto e Norte, o Presidente da República disse que “o Minho é um poder económico na sociedade portuguesa, por causa dos que estão a investir, a lançar, a trabalhar nas empresas e por causa de todos aqueles que os apoiam”.

O debate “Estado da Arte – O Minho no Portugal de Amanhã” permitiu que empresários e políticos apresentassem uma visão sobre o Minho e não faltaram alertas para o aproveitamento dos fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). “Vamos fazer um esforço para que se avance neste período [PRR] e as instituições que têm de mudar devem mudar”, pedia Marcelo Rebelo de Sousa. 

Também o eurodeputado José Manuel Fernandes apelava a que “temos de convergir com a União Europeia, sem nunca esquecer a coesão territorial e social”.

 “Não podemos ter medo do empreendedorismo, do investimento. É verdade que nunca tivemos tanto dinheiro dos fundos europeus como agora, mas é fundamental ter objetivos nacionais, mas também objetivos regionais. E não temos esses objetivos, porque gastar não é investir.” 

O deputado no Parlamento Europeu destacava que “o PT2030, este ano, tem zero de pagamentos, isso quer dizer que terá de ser tudo executado em 2024. O que significa que vai ser tudo executado à pressa! Isso é gastar, não é investir”.

O eurodeputado sublinhava ainda que “no Minho, temos cinco concelhos no top 10 das exportações, apesar do centralismo; apesar do PRR não lhes dar os montantes que eles realmente precisam, nas áreas que realmente precisam; apesar de não se olhar para este território como se devia”.      

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.