Monserrate é escola embaixadora do Parlamento Europeu

O Agrupamento de Escolas de Monserrate recebeu a distinção de “Embaixador do Parlamento Europeu”. Na manhã do dia 26 de maio acolheu uma cerimónia protocolar para assinalar o reconhecimento e apresentar os diferentes projetos implementados na escola.

A diretora do Agrupamento assegurava que “os alunos têm demonstrado interesse pelo tema da Europa”. Maria das Dores Silva dava conta de que “todos somos cidadãos portugueses, mas também europeus”. Aquela responsável apela à preservação dos valores da Europa. “Vocês serão o futuro e por isso compete-vos preservar os valores da paz, solidariedade entre os povos, democracia e liberdade”. Defendendo ainda que “vocês são os embaixadores da Europa na nossa comunidade”.

A coordenadora nacional do projeto Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu marcou presença na sessão. Isabel Baltazar parabenizava a escola e garantia que “o futuro da Europa é de esperança porque está nas vossas mãos”.

Na cerimónia foi também entregue o prémio literário “Ética no Desporto” à aluna do Agrupamento, Madalena Borlido. O prémio foi promovido pelo Instituto do Desporto e Juventude. O delegado regional do organismo marcou presença na sessão e frisou a importância da preservação dos valores da democracia e da liberdade.

O vereador da Educação marcou presença e lançou um desafio aos alunos de “serem embaixadores dos valores europeus”. Manuel Vitorino acreditava também que “este trabalho é um lançar de sementes que colheremos frutos no futuro”.

“Ode à alegria” foi interpretado por quatro alunas da escola. Uma delas integrou também a comitiva de alunos e professores da escola Secundária de Monserrate que foi ao Parlamento Europeu. Liliana falou de “uma experiência muito enriquecedora”.

Ana Rita foi em março, com um grupo de colegas, a Itália e garante que “tudo o que nos aconteceu, de bom e de mau, fez-me crescer como aluna e como pessoa”.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.