“Águas escorrem por um rio” é um novo livro de poesia, da autoria de José Carlos Barbosa (Zeca Barbosa), apresentado na tarde do último sábado. O auditório da biblioteca municipal ficou superlotado para assistir ao lançamento da obra deste multifacetado sociólogo vianense, que vai desde a música ao teatro, passando pelo canto e a poesia, além da animação para a infância. É também presidente da Associação de Sociólogos.
O ato contou com os diseurs Graça Carvalho, Fernanda Rodrigues e Alexandre Martins, além de duas crianças (neta e sobrinha-neta do autor), que declamaram diversos poemas do livro. Houve canções interpretadas pelo próprio José Carlos (guitarra acústica e voz), bem como acompanhado pela filha Liliana (voz) e por Eliseu Matos (guitarra elétrica).
José Luís Carvalhido da Ponte foi o revisor, autor do prefácio e apresentador da obra. Trata-se de um “livro adulto com toque juvenil” e, dirigindo-se aos da sua geração, aludiu ao prazer do contacto, do cheiro e sabor que proporciona a leitura de um livro em suporte de papel, ao contrário dos mais recentes e-books (digital).
Carvalhido da Ponte observou, ainda, que, no livro, o texto convive entre a oralidade (texto curto) e o mais reflexivo. Há uma “degustação da vida” num livro que é de afetos, com momentos “suaves e alegres” e “mágicos e tristes”.
José Carlos Barbosa referiu que começou a escrever os poemas há cerca de 20 anos, mas só há dois é que a ideia do livro começou a amadurecer, nomeadamente com os incentivos de quem os lia. Selecionou meia centena de poemas, ilustrados pela Liliana e publicados num livro de capa grossa, com 75 páginas e que registou o apoio de várias entidades públicas e privadas.
Já Liliana explicou que, para ilustrar, saboreou o impacto da palavra, pretendendo, através do desenho, comunicar de uma forma básica e simples, optando por enfatizar a presença feminina.
José Carlos Barbosa desenvolve, paralelamente, dois projetos na área da música portuguesa, o “Zeca canta Zeca”, dedicado a Zeca Afonso, e “Instalados em Poltronas”, conversas intercaladas com canções e que será apresentado, em breve, ao público, conforme nos informou.
Entretanto, “Águas escorrem por um fio” será novamente apresentado em Viana do Castelo, num local mais informal, no próximo 01 de julho.