Surf Clube de Viana rumo à igualdade de oportunidades

Uma comitiva do Surf Clube de Viana (SCV), constituída por dirigentes, treinadores e atletas de surf adaptado, participou no 1º International Adaptive Surfing Summit da Europa. Este evento final do projeto Development of Professional Skills in the Field of Adapted Surfing − INCLUSEA, do qual o SCV é parceiro, realizou-se de 27 a 30 de abril, em Somo, na Cantábria, Espanha. Tendo reunido especialistas de toda a Europa, esta cimeira serviu de teste e validação do toolkit com metodologia de ensino para programas de surf adaptado, desenvolvida durante o INCLUSEA.

Este evento, composto por workshops, palestras e atividades outdoor de surf adaptado, contou com mais de 200 participantes, de 14 países.

Foi para testar a eficácia, validar as descobertas, discutir os resultados e desenvolver uma abordagem ascendente para fornecer programas de surf adaptado que reuniu treinadores de surf, instrutores, terapeutas, voluntários, surfistas adaptados, cientistas da saúde azul, cientistas do desporto, ambientalistas, federações de surf, clubes de surf, organizações sem fins lucrativos e outros stakeholders da comunidade de surf adaptado de toda a Europa.

“Foi um prazer contar com a equipa do Surf Clube Viana no INCLUSEA. Como referência europeia, com instrutores e atletas de renome mundial, a sua contribuição tem sido fundamental. Foram além do meramente desportivo e, em conjunto com os restantes parceiros, fizeram do surf uma poderosa ferramenta de inclusão e normalização social de pessoas com deficiência física e sensorial. É uma honra continuar explorando novos horizontes e seguirmos juntos em novos projetos que melhoram a vida de muitas pessoas”, refere Javier Cantera, chefe de fila do projeto.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.