Ponte de Lima assinalou o Dia Mundial da Criança com entrega dos kits dos jogos tradicionais e hortas pedagógicas

O Município de Ponte de Lima assinalou o Dia Mundial da Criança, ao promover as 1ªas Oficinas com História, no Jardim do Paço do Marquês.

Dirigido às crianças em idade pré-escolar e 1º Ciclo, os ateliês foram dinamizados pelos diversos serviços educativos do Município de Ponte de Lima, que ao longo do ano trabalham com os alunos dos Agrupamentos Escolares do Concelho.

As 1ªs Oficinas com História enquadraram-se nas comemorações do Dia Mundial da Criança, cujo objetivo foi “dar a conhecer a nossa história e as nossas tradições” disse o Vice-Presidente e Vereador da Educação, Paulo Sousa.

Paralelamente, o Município de Ponte de Lima entregou simbolicamente a cada Diretor de Agrupamento de Escolas de Ponte de Lima, um kit de Jogos Tradicionais e outro kit para as Hortas Pedagógicas implementadas no presente ano letivo em 10 escolas do concelho.

O kit de Jogos Tradicionais será entregue a todas as turmas do ensino básico do concelho. Os espaços de recreios nas escolas requerem uma atenção especial, sendo fundamental tomar medidas para criar recreios educativos e preventivos de conflitos, agressividade e violência escolar. Nesse contexto, os Jogos Tradicionais cumprem um papel facilitador no processo educativo e trabalham as competências como a socialização, cooperação, comunicação, resolução de conflitos, autodisciplina, bem como a criatividade e resolução de problemas.

O Projeto Hortas Pedagógicas fomenta a utilização do espaço horta/estufa em contexto escolar, com o objetivo de construir um lugar de aprendizagem diferenciado para os alunos e desta forma melhorar a sua convivência, partilha, cooperação, intercâmbio de opiniões e trabalho de grupo.

O contacto com a natureza pretende promover e reconhecer o valor biológico e cultural da biodiversidade, a sua função, bem como a consciencialização de uma alimentação e estilo de vida saudável.

Este espaço lúdico, recreativo e pedagógico permite uma aquisição de conhecimentos de forma integrada, assente numa experiência familiar, social e cultural de todos os alunos.

O projeto encontra-se a ser implementado em 10 centros educativos e jardins-de-infância tendo sido construído um kit de ferramentas e utensílios de forma a facilitar o trabalho dos alunos nas suas hortas.

Os Diretores dos Agrupamentos Escolares, de Freixo, Arcozelo, António Feijó consideraram este projeto um exemplo e identificaram-no como fundamental para formar e motivar os alunos, trazendo dinâmica e atividades para o meio escolar.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.