O Centro Cultural de Viana do Castelo foi palco de jogos da Golden (masculinos) e da Silver (femininos) League de Voleibol (Liga de Ouro Europeia de Voleibol 2023), no último fim de semana.
A equipa sénior masculina da seleção nacional defrontou a Dinamarca e a seleção feminina bateu-se com a Ilhas Faroé, em jogos televisionados por canais desportivos. As seleções portuguesas têm por objetivo um lugar na Final 4 da Volleybal European League.
Ambiente de festa em redor do Centro Cultural e de patriótico fervor desportivo à volta da arena de jogo, num fim de tarde solarengo que se despedia, ali ao lado, da enxurrada de excursionistas a partirem em pomposos autocarros. Uma pena não terem acorrido à cidade para o jogo da seleção nacional!
Assistência parca para a capacidade da arena desportiva com a bancada sul a abrir em cima da hora de jogo. O público vianense, em escasso número, diluía-se na bem composta bancada norte, a extravasar de animação e entusiasmo, numa clara evidência que a maioria da assistência viera de fora do concelho. Os meios tecnológicos modernos que apetrecham estes espaços, essenciais para conferirem ambiente e verdade desportiva, informarem e apelarem ao desportivismo, mostraram eficiência e qualidade.
O ecrã gigante no topo poente, a espaços, exibia um vídeo promocional de Viana do Castelo onde surgia, altaneiro, o derrubado prédio “Coutinho”! Distração ou… estranha nostalgia? Também lá do alto, etéreo e apartado da turba que vibrava a cada ponto conquistado pela seleção lusa, o presidente do município acompanhava o desenrolar do jogo num distanciamento entorpecedor!
Os hinos tocaram e logo a assistência revelou cultura desportiva ao ouvir, em silêncio e respeitosamente, os acordes bem timbrados das marchas patrióticas dos dois países. O árbitro francês apitou e a bola voou para as alturas para ser batida no primeiro “serviço”. O equilíbrio manteve o “suspense” do desfecho do primeiro “set”, até que dois pontos consecutivos deram a primeira vitória a Portugal. Seguiram-se mais dois “sets” vitoriosos, a mostrarem, contudo, as fragilidades da seleção nacional no “serviço” e no “bloco”. A vitória no jogo sorriu a Portugal, concludente, por (3-0), sem que nenhum dos dois jogadores vianenses chamados à seleção tivesse sido colocado em jogo, uma estranha incompreensão para com a VIANA CIDADE EUROPEIA DO DESPORTO 2023, que tão bem soube acolher esta jornada internacional de voleibol!
Mais um evento europeu a dar brilho a Viana. Só nos falta gente a encher os palcos desportivos!
Com grande júbilo na cidade e no concelho, o SC Vianense conseguiu a proeza de ascender à Liga 3. Rumou ao Jamor para disputar o título de Campeão Nacional do Campeonato de Portugal, pintando de azul os caminhos e as bancadas do estádio nacional. Não logrou o título, mas reconciliou-se com a cidade que recebeu os jogadores, dirigentes e equipa técnica na sala de visitas – a Praça da República – em ambiente de festa e comemoração. Um novo rumo, determinado, espera-se do futebol do nosso clube. PARABÉNS SC VIANENSE! Viva o SC Vianense!
No Campeonato de Portugal de Provas Combinadas em Beja, a vianense Marta Araújo do Olímpico Vianense, somou 4.873 pontos e sagrou-se campeã nacional do heptatlo. Marta é sub-20 e juntou o título de sub-20 ao absoluto!
A Taça AF Viana do Castelo 2022/23, foi ganha pela AD Limianos em Monção, ao derrotar a UD Lanheses por (5-0). Agora, a AD Limianos vai disputar a Taça Campeões do Minho com o Ribeirão, campeão de Braga. Afastado o representante do concelho de Viana, que vença o melhor!
Na primeira divisão da AF Viana do Castelo, Paulinho, avançado a AD Limianos é o melhor goleador com 26 tentos. O melhor marcador de Viana é Ricardo Silva da SU Cardielense, com 13 golos. Não faltou pontaria afinada aos artilheiros da AF Viana do Castelo!
Ana Pinho Rodrigues, atleta da Escola Desportiva de Viana, bateu o recorde nacional absoluto dos 100m bruços, melhorando o anterior máximo que já lhe pertencia. No dia anterior superou também o máximo dos 50m bruços, estabelecendo novo recorde ibérico, no 38.º Meeting Internacional do Porto. Uma atleta completa em crescente ascensão!
Viana do Castelo acolheu este fim de semana as Finais Nacionais de Esgrima do Circuito Infantil e Juvenil, numa organização da Federação Portuguesa de Esgrima. A EDV obteve dois pódios: ouro para João Martins, campeão nacional de cadetes e bronze para Lara Macedo na final de iniciados femininos. A sala de armas da EDV sempre a produzir novos campeões!
No Campeonato Europeu de Veteranos de Judo, a atleta vianense Luísa Garcia, conquistou um honroso 5.º lugar com as cores de Portugal, constituindo esta a melhor prestação do seu clube – JUVIANA – em campeonatos da Europa e do mundo. E a medalha de bronze esteve no horizonte!
O SC Vianense impulsiona o bilhar e o seu atleta Henrique Correia sagrou-se Vice-Campeão Nacional de Pool, em veteranos. Também o vianense João Dinis, atleta do BC Gaia, conquistou a Taça de Portugal de Basquetebol em Cadeira de Rodas. Com honra e mérito, atletas vianenses obtêm títulos nacionais em diferentes modalidades!