A 31ª edição da Festa do Vinho Verde e dos Produtos Regionais de Ponte de Lima realizou-se na Expolima durante os dias 09, 10 e 11 de junho. A abertura oficial decorreu na sexta-feira, 09 de junho, numa edição que contou com 13 expositores gastronómicos, 23 produtores de vinho e 08 artesãos locais.
Por parte da organização do Município de Ponte de Lima em parceria com a Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, e com a Escola Superior Agrária de Ponte de Lima, o presidente da Câmara de Ponte de Lima evidenciou que “sendo Ponte de Lima um centro de visita do Norte do País, como é logico, é sempre uma feira muito participada não apenas pelos Limianos mas por todos aqueles que nos visitam durante o período da feira e no fim de semana. O nível de vistas é muito grande e o retorno será elevado também para os produtores. E logo numa altura do ano em que o nosso verde terá uma procura grande e certamente estarão algumas pessoas para perceberem as novidades dos produtores. O feedback que nós temos é que os produtores tem esta como uma das feiras de eleição para demostrarem aquilo que são os seus produtos e temos sempre um nível muito grande de participações”.
Vasco Ferraz salientou o seu desagrado com um concelho vizinho “estou ligeiramente triste porque ao fim de 30 anos a organizarmos esta feira, um concelho vizinho estar a organizar a festa do vinho exatamente no mesmo fim de semana, demonstra aqui algum amadorismo e eu gostava que os responsáveis tivessem alguma consciência. Eu acho que todos os municípios tem as suas escalas e os seus níveis de participação. Não me preocupa que Ponte de Lima possa perder com isso, antes pelo contrário. O que eu acho é que pela parte do município de Ponte da Barca poderia ter feito uma promoção consideravelmente melhor do vinho verde e ajudar-nos a ganhar essa escala em momentos diferentes e não em momentos iguais”.
Casa da Cuca é um projeto de família que remonta aos anos de 1990 e tem pais e filhos envolvidos num espaço de turismo rural e de vinhos. O produtor Carlos Amorim, afirmou que “estamos presentes na feira, não para ganhar dinheiro mas para divulgar os nossos produtos e para ajudar um projeto das Câmaras do Vale do Lima que estão a apoiar muito bem e juntos estamos a fazer um grande trabalho para dar a conhecer esta região e o que é o Loureiro”.
A Festa do Vinho Verde de Ponte de Lima promove e divulga o vinho verde, e visa estimular o potencial turístico da região implementando a promoção do Turismo Enogastronómico, como um dos principais atrativos do mundo rural com grande expressão na economia local.
Vencedores do concurso
Pela primeira vez, o concurso de Vinhos Verdes, aconteceu na terça-feira, 06 de junho, na Clara Penha – Casa dos Sabores, com a presença de produtores, júri do concurso, entidades e Executivo Municipal. O resultado e a entrega dos prémios decorreu durante o jantar-convívio onde foi possível as pessoas presentes experimentarem e beberem os vinhos dos produtores que estiveram presentes na feira. Vasco Ferraz, presidente da Câmara de Ponte de Lima, destacou que “nós tivemos esta alteração no paradigma, porque normalmente era anunciado os vencedores durante a feira, mas acabava por se tornar difícil dentro da dinâmica toda da organização e o que interessa efetivamente é podermos junto dos nossos produtores dar-lhes este carinho que acaba por ser uma prova daquilo que eles fazem bem. Decidimos fazer isto antes do fim-de-semana, porque eles irão ter a sua participação ativa na feira”.
Os premiados foram divulgados durante o jantar, e na categoria de Vinho Verde Branco, o 1ºPrémio foi para a Quinta das Pereirinhas Premium, o 2º Prémio para a Casa de Vilapouca Alvarinho reserva e a Menção Honrosa para a Côto de Sant’ana. Na categoria do Vinho Verde da Casta Loureiro, o 1º Prémio foi para a Quinta das Fontes Loureiro, 2º Prémio para o Caroça e a Menção Horrosa para a Adega Ponte da Barca Loureiro. E por último na categoria do Vinho Verde da Casta Vinhão, o 1º Prémio é para o Aguião, 2ºPrémio para a Quinta das Fontes Vinhão e a Menção Honrosa para APL Vinhão.
Para além da distinção, os premiados tiveram direito a umas etiquetas para colocar nas garrafas de vinho para que durante a feira possam mostrar a classificação e distinção às pessoas que circulem na feira