A Escola Juvenil de Música da Sociedade assim designada, foi fundada, no ano de 1978, tendo como principal fundador o Maestro José Pedro Martins Coelho, com o apoio da comissão de cultura da SIRSA composta por César Pinheiro, Raúl Matos, Benvindo Durães e Paulo Cruz.
Tinha como objetivos o de fomentar, nos jovens, o gosto pela música, formar executantes que viessem a contribuir para satisfazer as necessidades do teatro musicado da coletividade, e o de consequentemente contribuírem para a formação de novos profissionais para satisfazerem as necessidades dos ranchos folclóricos, das bandas e do ensino da música.
Estes objetivos foram conseguidos e desta escola saíram vários profissionais, professores, elementos que integram bandas e ranchos folclóricos. Entretanto em face da proliferação de escolas de música na região, a consequente diminuição de alunos e dos elevados custos para a sua manutenção a mesma foi interrompida. Mas, o amor que muitos dos alunos nutrem pela escola mantiveram viva a chama de um dia ser reativada.
Esse dia está a chegar, congregando boas vontades da Direção, dos ex-alunos e do grande impulsionador, o Maestro José Durães que também é um ex-aluno e vice-presidente da direção. A escola vai ser reativada a partir de setembro do corrente ano. Assim, numa 1.ª fase será ministrada a iniciação musical e numa 2.ª fase passar-se-á ao instrumental.
As aulas serão ministradas pelos professores: Em formação musical, Carlos Catarino, acordeão, Sílvia Edviges e viola, Vítor Lourenço.
Paralelamente haverá aulas de viola e cavaquinho para os acompanhantes dos alunos.
As inscrições para as aulas deverão abrir em breve.