A Casa das Artes foi o local escolhido pela atual Comissão de Festas de Darque para a apresentação do cartaz ilustrativo das celebrações da terra e do programa lúdico – cultural preparado.
O jornal “A Aurora do Lima”, único meio de comunicação social presente no acontecimento, testemunhou uma iniciativa simples, ainda que simbólica, à qual acorreram curiosos e Augusto Silva, presidente da Junta de Freguesia, o pároco da freguesia, Xavier Moreira, e Carlota Borges, vereadora de Coesão Social, Habitação, Juventude e Serviços Urbanos, da Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Tudo aconteceu durante a tarde do passado dia 03 de junho. Vânia Ferreira e Maria Emília Moreira, elementos da comissão organizadora, iniciaram a cerimónia introduzindo a pintura que será, também, ilustração passada a papel.
Nascido a partir de uma tela, o cartaz comemorativo das Festas de Darque do presente ano teve origem na inspiração de Rego Meira, artista que não gosta que assim o titulem, nascido em Vila Nova de Anha, mas há muito a residir em Darque. Coube ao próprio desvendar a obra – que será leiloada em breve, com os lucros a reverterem a favor das festas – e os componentes que dela constam.
Por entre elogios ao casco velho da vila, espaço representado na pintura, que é, segundo o autor, “lindo, interessante, incomum”, Rego Meira explicou a importância dada aos elementos espelhados: “Eu fui buscar algumas coisas marcantes daquela altura: o pão, o vinho, as uvas, a agricultura, o trabalho árduo de todas as gentes desta margem do rio Lima, onde as propriedades eram extremamente pequenas e quase todas elas trabalhadas pela mão humana, de onde saíam produtos de alta qualidade… a Igreja, que é ponto aglutinador de uma comunidade, onde se junta o povo; o ‘cais velho’, que é um recanto por onde gosto sempre de passar, que é muito bonito; os barcos, o rio, que sempre fez parte da vida dos darquenses…”, revelou, deixando, de seguida, especial menção à Mulher, “braço forte de toda a família”, como afiança: “Esta é uma homenagem à mulher, retratada numa beleza serena, com um rosto sereno…”
O evento seguiu, depois, com a exposição do programa musical esperado para as Festas. As mesmas celebrar-se-ão entre 10 e 13 de agosto, estando para o dia inicial guardado um nome forte: Jorge Guerreiro. A “Banda Doce D’ Mel” atuará a partir das 22h de sexta-feira, enquanto que o DJ Nelly Deep fechará a noite. “Musikanto” e o DJ Zezé Gonçalves terão a responsabilidade de proporcionar animação durante a noite de sábado. Para domingo, 13 de agosto, estarão guardadas as performances musicais do grupo “Fusiforme” e de novo DJ, Fábio Vasquez.