Construção Verde esteve em debate

A utilização de materiais reciclados na construção de obras públicas e particulares esteve na tarde de ontem em debate na Escola Superior de Tecnologia e Gestão ESTG) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

“Temos formação na área da Engenharia Civil e um dos fatores distintivos é que integram a parte ambiental”, referia o diretor da ESTG. Pedro Moreira manifestava que “há muito tempo foi incorporado na nossa formação a área ambiental, por isso não poderiam ter local mais apropriado para a realização desta iniciativa”.

O docente responsável pela área das engenharias manifestava a importância de levantar questões. “A população mundial produz 1,4 biliões de toneladas de resíduos. Em 10 anos, as previsões apontam para 2,2 biliões”, informava Mário Russo.

Para o docente, o setor da construção é dos que “mais delapida a biodiversidade. É necessário trazer à discussão a construção sustentável e a construção verde”.

O diretor executivo da CVR, entidade promotora do debate, manifestava que “o índice de circulariedade dos materiais de Portugal foi muito baixa em comparação com outros países”. Jorge Araújo destacava que “uma parte significativa dos nossos resíduos é encaminhada para aterro sanitário”.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.