Na Assembleia geral do Vianense, que decorreu na noite de ontem, foram apresentadas duas soluções para as futuras instalações. Uma da direção e outra da SAD. Os sócios vão analisar e em breve será marcada uma nova assembleia para decidirem.
A direção propôs a requalificação do Estádio Dr. José de Matos em centro de formação e treinos e o presidente da SC Vianense – futebol SAD a alienação dos terrenos do Estádio e a criação de uma Cidade Desportiva do clube na freguesia de Darque.
“Em abril fiz esta proposta à direção”, dizia o presidente da SAD. Nuno Cardoso manifestava que “há um ano e tal estive nesta sala [antigo pavilhão da AIMInho] a apresentar a SAD”. O responsável anunciava que o sonho de construir uma Cidade Desportiva sempre nos norteou”. O projeto apresentado prevê a construção de um estádio olímpico, com capacidade para 15 mil pessoas e ainda uma estrutura de alojamento.
“O projeto envolve quatro entidades, o clube, a SAD, a Câmara e o promotor, que é quem paga este investimento”, dizia Nuno Cardoso. Acrescentando que “não há mal nenhum evoluir. E esta evolução ser em Darque, na Praia Norte, ou noutro local, para mim, é indiferente”.
Na opinião de Nuno Cardoso, “Darque é o futuro de Viana”, deixando a decisão nas mãos dos sócios. “Eu aceitarei sempre a vossa decisão”.
O presidente da direção falava da necessidade de tomar a decisão com celeridade dado o estado de detração das instalações do Estádio Dr. José de Matos. “Não vamos decidir nada hoje”, referia Rui Pedro Silva, mas pedia empenho dos sócios na discussão.
Paulo Gomes, o arquiteto que desenvolveu a proposta da direção falava que “naquela zona não há hipótese de crescimento”. Tendo apresentado uma reorganização do espaço, a criação de uns novos balneários e ainda uma zona de alojamento e restauração. A proposta terá um custo superior a três milhões de euros.