Decorreu entre os dias 20 e 26 de junho, a campanha de segurança rodoviária “Cinto-me vivo”, da autoria da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), da Guarda Nacional Republicana (GNR) e da Polícia de Segurança Pública (PSP). O objetivo era “alertar os condutores e passageiros para a importância de utilizarem sempre e de forma correta os dispositivos de segurança”.
Segundo um comunicado da GNR e da PSP, foram fiscalizados, em Portugal, 139 272 veículos e registadas 12 199 infrações, sendo que 597 foram relativas à não utilização ou utilização incorreta dos dispositivos de segurança.
Ao longo do período de campanha, de acordo com o comunicado feito pela GNR e PSP “registou-se um total de 2 595 acidentes, de que resultaram 10 vítimas mortais, 66 feridos graves e 823 feridos leves”.
De acordo com os dados, os acidentes com vítimas mortais aconteceram em Braga, Bragança, Beja, Castelo Branco, Faro, Lisboa e Setúbal e as vítimas mortais eram todas do sexo masculinos com idades entre os 23 e os 69 anos de idade.