No dia 15 de junho, no jardim do Centro Social e Cultural da paróquia de Cardielos realizou-se a quarta edição da “Noivas no Centro Social de Cardielos” alusivo ao tema “Mundo Florido”. Este ano, foram convidadas a participar várias instituições do concelho. Aceitaram o desafio sete instituições: Associação de Reformados e Pensionistas de Viana do Castelo; Centro Paroquial e Social de Subportela; Centro Social e Paroquial da Meadela; Congregação Nossa Senhora da Caridade; Centro Social e Paroquial de Vila Nova de Anha; Lar Nossa Senhora da Piedade e Posto de Assistência Social de Alvarães.
O evento contou com a presença dos membros da direção e do Conselho Fiscal do Centro Social; presidente da União das Freguesias de Cardielos e Serreleis e do presidente da Assembleia; vereadora da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Carlota Borges; do padrinho do evento, Canário e vários parceiros do cartão dos amigos do Centro Social, familiares e amigos.
Os presidentes das várias instituições felicitaram os clientes do Centro e toda a direção e funcionários pela criatividade do evento, valorizando também o convívio social entre os clientes das várias instituições. O presidente da instituição, o padre Tiago Rodrigues, visivelmente satisfeito com a alegria de todos os idosos do Centro, frisou a importância deste tipo de atividades para que os idosos se sintam úteis. Manter os idosos ocupados não só melhora a qualidade de vida como traz a sensação de utilidade e autonomia de volta, uma vez que esses dois fatores são enfraquecidos com a chegada da velhice.
Foram nove as noivas que desfilaram na passadeira vermelha, exibindo os modelos que criaram. Assim, da instituição organizadora, do Centro de Dia de Cardielos, desfilou Maria Barbosa com o vestido “ODIROLF”. Um vestido de cetim em tons pérola e adornado com flores de várias cores, feitas em lã e decoradas com brilhantes, indo ao encontro do tema. Em destaque, a “noiva” levou sobre os ombros um manto com cauda, enfeitado com flores coloridas e uma sombrinha a combinar. O vestido assentava-lhe na perfeição pois transmitia a amabilidade, elegância e simpatia com que ela sempre se apresenta.
Também de Cardielos, desfilou Isabel Cerqueira, da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, com o vestido “ODNUM.” Toda a base deste vestido era branca, com uma aplicação feita em lã, em tons de amarelo, na frente, simbolizando a luz, criatividade, jovialidade e alegria da “noiva”. Estava adornado com flores vermelhas com apliques de pérolas e brilhantes e vários pompons verdes, que davam cor e destaque ao vestido.
Em representação da Associação de Reformados e Pensionistas de Viana do Castelo, desfilou Maria Oliveira com um vestido feito em cetim branco com bordado com corações de Viana. O vestido condizia com a boa disposição da “noiva” no dia a dia.
Do Centro Paroquial e Social de Subportela, Lourdes Leal apresentou-se com o vestido “O Namoro” inspirado nos bordados dos lenços dos namorados. O vestido era branco, apresentando uma barra inferior com os vários bordados que embelezam os lenços dos namorados e a parte superior do vestido era composta por coloridas flores em croché. Do Centro Social e Paroquial da Meadela, a “noiva” Armanda apresentou o vestido “jardim florido”, de cor pérola adornado com flores coloridas de papel em tons pastel, pérolas, vidrilhos e apontamentos bordados em lã. Os tons coloridos representavam os jardins na Primavera, estação do ano de eleição da Armanda.
Da Congregação Nossa Senhora da Caridade, Leonor Sousa vestiu uma elegante saia de corte princesa com um top corpete creme, apresentando um efeito elegante e sofisticado. Na cabeça levava um véu de tule com desenho florido em renda. Todo o vestido foi elaborado com materiais reciclados tendo por base toalhas de mesa rendadas.
Do Centro Social e Paroquial de Vila Nova de Anha, o vestido “margaridas”, de cor bege claro, foi apresentado por Estela. Estava decorado com flores de lã, em croché de vários tamanhos e tons pastel, indo ao encontro do gosto pessoal da noiva, que gosta de flores do campo.
Do Lar Nossa Senhora da Piedade, Júlia Pimenta desfilou com uma saia branca com aplicação floral na cinta e blusa vintage. Na cabeça levava um véu com grinalda florida e um buquê de rosas simples.
Por último, do Posto de Assistência Social de Alvarães, Rosa Alves desfilou com um vestido simples, branco, que se destacou pelas flores coloridas enaltecendo as memórias e história da vila de Alvarães
Parabéns a todas as instituições presentes e uma felicitação especial à diretora técnica, Sofia Alves e funcionárias do Centro Social de Cardielos, pela forma como organizaram o evento e acolheram as outras instituições.
Um bem haja, também, ao cantor Canário que, apesar de uma agenda sempre cheia, não deixa de estar sempre presente para a todos animar com as suas cantigas. Conseguiu pôr todas as “noivas” a cantar e a dançar. Ajudaram também a animar a festa o Dj Paulo Araújo e o vocalista/guitarrista Sérgio Carvalhosa.
É importante que todos tenhamos consciência de que respeitar a velhice é valorizar a vida.