Paredes de Coura e a pista permanente do Centro Cyclin´ de Vascões serão os anfitriões dos Campeonatos Nacionais de BTT XCO e XCC Credibom que irão decorrer durante o próximo fim de semana. Os títulos de Campeões Nacionais serão entregues nos dois dias, sendo que no sábado estarão em disputa os títulos de XCC enquanto no domingo será a vez de se decidirem os títulos de XCO.
A pista de XCO do Centro Cyclin´ Paredes de Coura, localizada na freguesia de Vascões, recebe no fim-de-semana, dias 15 e 16 de julho, os Campeonatos Nacionais de BTT XCC e XCO Credibom 2023.
Organizado conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho, Município de Paredes de Coura, UVP – Federação Portuguesa de Ciclismo e UCI, o Campeonato Nacional de XCO promete levar a Paredes de Coura a ‘final flor’ nacional do BTT Cross Country Olímpico, que em dois dias vão disputar os títulos de Campeão Nacional nas várias categorias e nas duas vertentes XCC (cross country curto) e XCO.
Às 07h30 de sábado é a abertura do secretariado. Os treinos oficiais de XCC decorrem entre as 08h00 e as 09h00, com as provas a iniciaram-se à 09h15. Às 12h00 realiza-se a cerimónia protocolar.
Entre as 12h15 e as 14h15 realizam-se os treinos oficiais de XCO. Às 14h30 realiza-se a corrida do Campeonato Nacional de Juvenis, seguindo-se a cerimónia protocolar (15h30).
Domingo é o dia da festa do XCO, onde vão marcar presença os melhores ciclistas da vertente, alguns dos quais estiveram, no fim-de-semana, a disputar o Campeonato da Europa.
O primeiro escalão a iniciar a competição será o de cadetes, masculinos e femininas (C1), que arrancam às 09h00. Seguem-se os juniores e as restantes categorias femininas (C2). Os masters (C3) entram em ação às 12h30.
Às 13h45 realiza-se a cerimónia protocolar das corridas C1, C2 e C3 (excetuando Elites e Sub-23).
Às 14h30 dá-se início à corrida dos elites e sub-23 masculinos, estando a cerimónia protocolar marcada para as 16h30.
Em Paredes de Coura a organização dos Campeonatos Nacionais de XCC e XCO está a ser encarada com “grande responsabilidade” como referiu Tiago Cunha, vice-presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura, que salientou que “esta é de facto a primeira grande prova de relevância que vamos ter cá, não diminuindo as provas do Campeonato do Minho, que temos habitualmente”.
Considerando que “este é um passo enorme para atingirmos os objetivos”, Tiago Cunha referiu que “para nós esta organização é entrar numa fase diferente daquilo que é a nossa ideia, a nossa estratégia de ciclismo cá. É mais um degrau que queremos subir. Representa um maior investimento seja em pessoas, em tempo e esforço, mas acreditamos que é um grau de exposição mediática diferente. É escalar um pouco mais esse grau de exposição”.