O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e o comandante da Escola de Serviços da Póvoa de Varzim, coronel Coelho Santos, assinaram, na última semana, o protocolo que visa promover a operação de vigilância da Serra de Santa Luzia na época de incêndios.
A vigilância, que começou a 15 de junho e prolonga-se até 30 de setembro, resulta de uma “parceria institucional com as entidades certas” e começou em 2011.
Assim, os militares do Exército da Escola dos Serviços da Póvoa do Varzim estão a promover ações de vigilância e patrulhamento na Serra de Santa Luzia graças a um protocolo de colaboração para a vigilância e patrulhamento da Serra durante o período de maior perigosidade de incêndio rural. Este tem como objetivo assegurar o patrulhamento florestal numa perspetiva dissuasora e de vigilância, assim como reduzir o tempo de deteção e resposta a incêndios rurais.
Os militares percorrem e vigiam diariamente toda a Serra de Santa Luzia, em estreita articulação com as entidades que integram o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais.