Recentemente ocorreram vários eventos no nosso meio, os quais não queremos deixar, de forma alguma, de os noticiar pelo simples facto do seu reduzido conteúdo informativo/noticioso, daí termos optado por enquadrá-los neste texto de curtas e variadas.
Assim no sábado, dia 24 de junho, a direção da Sociedade da emblemática SIRC, realizou no seu espaço exterior, isto é, na sua esplanada, a festa dos Santos Populares. Com uma organização excelente, a festa esteve concorrida e a confeção do típico menu esteve de bom nível. Pena foi o frio e o vento terem-se manifestado muito cedo incomodando as pessoas. Contudo, estando a instituição dotada de instalações polivalentes, logo acolheu os presentes no seu interior proporcionando-lhes a passagem de uma noite maravilhosa num grande convívio com muita alegria.
No dia 28 de junho, reuniu na sede da Junta, a Assembleia de Freguesia em sessão ordinária. Para além dos pontos obrigatórios da agenda de trabalhos, constava um para autorizar a Junta a realizar a compra de um trator, a qual foi autorizada por maioria. Dos vários assuntos abordados os mais debatidos foram a limpeza das bermas das ruas, o depósito exacerbado de lixo não doméstico no chão junto dos contentores e o fornecimento de água domiciliar.
No dia 30 de junho e fim de semana seguinte, decorreu a Festa de S. Pedro, no lugar de Troviscoso.
A festa esteve concorrida tanto na parte religiosa como na profana. São de louvar os esforços e as canseiras que as comissões de festas enfrentam para continuarem a manter vivas estas tradições, apesar dos obstáculos e dos licenciamentos cada vez mais complicativos e caros.
No dia 02 de julho, a secção de pesca da SIRC, levou a efeito o anual Concurso Internacional de Pesca de Mar, realizado no nosso mar desde a Praia Norte ao Forte do Cão. O convívio muito concorrido e a entrega dos prémios ocorreram no salão nobre da Sociedade de Carreço.
O Restaurante/Bar da praia de Carreço depois de uma grande novela de abre e não abre, fecha e não fecha, desta vez sempre abriu. Fazemos votos para que se mantenha em funcionamento por muito tempo para bem de todos, em especial para bem da comunidade carrecense que desde longa data almeja nestas paragens a estabilidade de uma unidade de hotelaria do género.
Recentemente no dia 15 de julho, a partir das 13h30, aconteceu o 1.º Encontro de Concertinas de Carreço.
Este evento foi realizado no largo da Estação e organizado pela Comissão de Festas da Senhora da Graça para angariação de fundos para a referida festa.
Tratou-se da primeira organização deste género, a qual foi do agrado do público que aderiu em número satisfatório, deliciando-se com as iguarias tradicionais da nossa terra ao som de inúmeras concertinas e cantares.
No momento adequado, a Comissão de Festas apresentou o Cartaz das Festas de Nossa Senhora da Graça para 2023, um trabalho da autoria do aluno do 1.º ano de Licenciatura em Design, Diogo Sousa, nosso conterrâneo.