A União de Freguesias de Santa Maria Maior, Monserrate e Meadela ofertou uma viagem a Guimarães aos idosos do “Centro de Dia” do Centro Social e Paroquial da Meadela.
A iniciativa teve lugar no passado dia 22 de junho, e o grupo visitou os principais monumentos daquela cidade de grande passado histórico, proporcionando a oportunidade de visitar ou revisitar e conhecer o património histórico da cidade de Guimarães, onde, como diz a nossa a História, nasceu Portugal.
A direção do Centro Social e Paroquial, transmitiu posteriormente à União de Freguesias que a viagem foi muito agradável e que foi do agrado de todos.
Festas
Reuniu no passado dia 06 de julho, pelas 21h30, na sede sita à rua de Santa Cristina, nº. 100, a Assembleia Geral da Comissão de Festas, em honra de Santa Cristina, para ultimar os preparativos para a realização das Festas da Meadela 2023.
O presidente da Direção da Comissão de Festas, António Fernandes, depois de saudar todos os presentes, deteve-se na organização do Cortejo Meadela 2023, que este ano tem como lema o “Reviver as Tradições” e que procura retomar a grandiosidade e o brilho anterior à pandemia, a que acostumou os meadelenses, e todos quantos visitam a Meadela para a ele assistir em dia de sábado das nossas festas. Este ano, a 05 agosto, haverá o cortejo, que foi considerado, em 2019, como “inexplicadamente bonito”.
Seguidamente, António Fernandes fez uma passagem por todo o programa das festas 2023, cujo primeiro dia é a 24 de julho com a celebração da Eucaristia do dia “Litúrgico de Santa Cristina”, a que e segue a 28 de julho o 29.º Ciclo de Colóquios e de 31 de julho a 03 de agosto a 26.ª Semana da Cultura, que é uma organização da Ronda Típica da Meadela, seguindo-se os dias principais das festas a 04, 05 e 06 de agosto, dos quais daremos nota detalhada em próximas edições do “A Aurora do Lima”.
Falecimentos
Maio
Dia 23 – João Rodrigues de Matos, de 88 anos de idade, residente na rua da Bessa, Meadela, sepultado no cemitério da Meadela.
Dia 31 – Luciano Simplício Costa, de 77 anos de idade, residente em Bagueixe, Macedo de Cavaleiros, sepultado no cemitério da Meadela.
Dia 31 – Maria de Fátima de Passos Moreira, de 90 anos de idade, residente na rua do Barroco, Santa Maria Maior, sepultada no cemitério da Meadela.
Junho
Dia 02 – José Sebastião Rocha da Silva, de 78 anos de idade, residente na rua de Infesta, Meadela, cremado na Central do Vale do Ave, Vila Nova de Famalicão.
Dia 12 – Joaquim Ferreira, de 95 anos de idade, residente na rua do Calvário, Meadela, sepultado no cemitério da Meadela.
Dia 15 – António Martins Lagadouro, de 85 anos de idade, residente na Avenida do Atlântico, Monserrate, sepultado no cemitério da Meadela.
Dia 20 – Maria da Glória Araújo da Rocha Magalhães, de 90 anos de idade, residente na rua da Argaçosa, Meadela, sepultada no cemitério da Ordem Terceira, Santa Maria Maior.
Dia 20 – Rufino Araújo Rodrigues, de 79 anos de idade, residente na rua do Depósito, Meadela, sepultado no cemitério da Meadela.
Dia 23 – João Barreto Correia, de 87 anos de idade, residente na rua Camos Monteiro, Santa Maria Maior, sepultado no cemitério Municipal de Viana do Castelo.
Dia 24 – Maria José Dias Carneiro Fernandes, de 78 anos de idade, residente na rua João Paulo II, Meadela, sepultada no cemitério da Meadela.
Dia 25 – Maria de Lourdes Rodrigues da Silva, de 94 anos, residente na rua Carlos Lobo de Oliveira, Meadela, sepultado no cemitério Municipal de Viana do Castelo.
Moradores da Cova organizam Festa do Emigrante
A Associação de Moradores da Cova na Meadela vai realizar a tradicional “Festa do Emigrante”, nos próximos dias 11 e 12 de agosto, no largo junto à sede da Associação, ao cimo da rua da Unidade, onde terão lugar dois arraiais. Um será no dia 11 de agosto, a partir das 20horas, em que atuará a DJ LIABREAT e o outro no dia 12 de agosto, a partir das 19h, em que atuará o conjunto musical “LOS CUMBEROS”.
Esta festa, com entrada livre, é especialmente dirigida aos nossos emigrantes, que, por esta altura, nos visitam em grande número, mas é aberta a todos quantos se querem divertir em duas noites de verão, certamente muito agradáveis, em que não faltará a sardinha assada, o caldo verde, as fêveras e outros petiscos habituais nos arraiais desta Associação.
Estas festas contam com o apoio da Camara Municipal e da União de Freguesias de Santa Maria Maior, Monserrate e Meadela e de outros patrocinadores.