As Festas de S. Mamede, também conhecidas por Festas do Mel, realizma-se no paradisíaco lugar de S. Mamede entre os dias 25 e 27 de agosto, esperando atrair milhares de pessoas.
A boa gastronomia da região é uma das razões da forte afluência de visitantes. O famoso arroz de sarrabulho, os lamparões com molho verde, as fêveras de garrano, criados em liberdade nos montes da freguesia, o mel com broa, e o arroz doce acompanhados do famoso champarrião e bagaço com mel “Chiripiti” são algumas das iguarias típicas desta romaria com mais de meio século de existência.
A festa, segundo alguns, foi iniciada pelos apicultores da freguesia que se reuniam junto à Capela de São Mamede para vender o mel que produziam. Daí, esta festividade também ser conhecida pela Festa do Mel. Uma tradição que ainda hoje se mantém apesar de existirem cada vez menos apicultores e diminuição da produção do mel pela destruição das colmeias pelas vespas asiáticas.
Do programa destacamos no dia 25, pelas 19h30, a abertura do bar com as famosas iguarias e a grandiosa Noite Popular com Hélder Baptista. No dia 26, a grande noite com a Banda Myllenium. No dia 27, a Missa campal e Majestosa procissão com andores ornamentados com flores naturais e o Grande Festival de Folclore organizada pelo GEA. As festividades terminam pelas 19h30 com a despedida do Grupo de Bombos.