A zona histórica da cidade vai ser transformada num Bairro Comercial com o apoio de 1,2 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência. O objetivo é transformar aquele espaço em algo atrativo e implementar a rede de 5G em todo o território concelhio.
Em parceria com a Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC), o Município vai requalificar e modernizar o espaço urbano da zona histórica.
O projeto Bairro Comercial Digital obrigou a uma candidatura, com a realização de um diagnóstico, mediante um inquérito a 421 estabelecimentos de comércio e serviços na zona histórica, e um plano de ação.
“Este é um desafio para cumprir o projeto, que foi reconhecido pelo seu mérito, e só funcionará se o encararmos como sendo de todos e para todos” referiu, na apresentação, o autarca vianense. Luís Nobre pedia empenho dos comerciantes para o sucesso do projeto.
O presidente da AEVC referia, aos jornalistas, que o Bairro Comercial vai fazer “uma remodelação digital do comércio desta área da cidade [centro histórico alargado], ou seja, vamos fazer uma interligação do centro histórico à realidade digital. É fazer com que o centro histórico seja extremamente mais dinâmico e atrativo”. Manuel Cunha Júnior informou que o projeto prevê a implementação da rede 5G em todo o território concelhio. C.M.R.