Embaixadora dos Países Baixos visita Viana do Castelo com foco na economia do mar

A embaixadora dos Países Baixos em Lisboa, Margriet Leemhuis, reuniu, recentemente, com o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, num encontro que teve como tema principal o desenvolvimento económico e a economia azul.

A logística marítima, a sustentabilidade e transição energética e a criativa e inovação foram temas centrais do encontro, que contou também com a presença do Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa.

Luís Nobre apresentou o Centro Tecnológico em Energias e Tecnologias Oceânicas, que a autarquia está a desenvolver em parceria com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo. O autarca apresentou ainda a Agenda do Mar 20-30, que tem o objetivo de atrair para Viana do Castelo investimentos públicos e privados na ordem dos 1.000 milhões de euros, ao longo desta década.

Nesta reunião, ficou definida a vontade comum de reforçar os laços empresariais entre Viana do Castelo e os Países Baixos, tendo Luís Nobre referido a existência da luso-holandesa Lankhorst Euronet, que investiu 6,5 milhões de euros no concelho e exporta cordas, cabos e redes de pesca para todos os mercados, sendo uma das líderes mundiais nos cabos de amarração “offshore” para plataformas petrolíferas.

Esta ação de diplomacia institucional está entre os objetivos da autarquia que, desta forma, dá a conhecer as potencialidades e as estratégias que tem definidas em áreas fundamentais como a economia, a economia do mar, o ambiente e a sustentabilidade.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.