A
ERP Portugal, Entidade Gestora de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e Resíduos de Pilhas e Acumuladores (RP&A), impulsionou a recolha de mais de 12 toneladas deste tipo de resíduos em oito escolas do distrito de Viana do Castelo, na 15ª edição da Geração Depositrão.
A Geração Depositrão é um programa da ERP Portugal que há mais de 15 anos contribui ativamente para o cumprimento das metas de recolha de REEE e RP&A, através da sensibilização de professores e alunos, bem como da restante comunidade escolar, para o correto encaminhamento deste tipo de resíduos.
Na 15.ª edição, oito escolas do distrito de Viana do Castelo conquistaram, globalmente, 2.019 euros em cheques-prenda para aquisição de material para o estabelecimento de ensino. A EB1 de Loução – Venade (Caminha) foi a que mais resíduos recolheu neste distrito, com mais de três toneladas. Tendo como objetivo o correto encaminhamento de resíduos considerados perigosos, a ERP Portugal, através dos seus parceiros, oferece por categoria (tipo de equipamentos como, TV e monitores, equipamentos de arrefecimento, Lâmpadas e Pilhas), prémios em equipamentos novos. A EB 1 de Âncora- Lage ficou em primeiro lugar na categoria de Pilhas, tendo recolhido mais de 1,5 toneladas deste tipo de equipamentos obsoletos.
Além da recolha de resíduos, a 15ª edição incentivou atividades criativas ao longo do ano letivo, promovendo a literacia ambiental, incluindo quizzes com perguntas de sustentabilidade, que atraíram mais de mil alunos.