Marco Costa (DBL Bike), com o registo de 3h51m35s, levou a melhor na sua estreia em provas deste género e foi o primeiro a cortar a meta. A quinta edição do Monção e Melgaço Granfondo contou com 1300 participantes de 20 nacionalidades.
Jorge Mariz (Penacova/CEG Touch) ficou em segundo lugar e gastou mais 20 segundos do que o primeiro classificado. Também ele vítima da queda coletiva que envolveu os três melhores classificados quando faltava menos de um quilómetro para a meta, as 3h52m26s deram a José Oliveira (Pelcorte/Paredes Aventura/Bifase) o 3.º lugar no Granfondo.
Separadas por 6m8s, as espanholas Silvia Iglesias (Bici Verde CC) e Natalia Raña (CC Club Corbelo) foram 1.ª e 2.ª classificadas, respectivamente, no mediofondo. Com 6h03m09s, Fátima Buchas (Sharish Gin/ GD Piranhas do Alqueva) entrou para o 3.º posto.
A realização do próximo Monção e Melgaço Granfondo foi já garantida por António Barbosa, presidente da Câmara de Monção, que se juntou ao vice-presidente de Melgaço, José Lima, para a partida simbólica. “No próximo ano será em Monção”, anunciou o autarca, que elogiou “a qualidade da organização”.