É já no próximo fim de semana que Alvarães vai vivenciar a festa comunitária de Nossa Senhora da Luz e de Nossa Senhora d’Ajuda, centrada em duas capelas vizinhas, recheadas de história de séculos e localizadas, respetivamente no Padrão e Sião, lugares contíguos desta freguesia.
A Comissão da Festa das Cruzes, a realizar no próximo mês maio de 2024, leva a efeito a realização desta festa singular que junta em homenagem sagrada a Nossa Senhora, Mãe de Jesus, a invocação da Natividade e da Senhora d’Ajuda.
A capela da Senhora da Luz, a mais antiga da freguesia, foi mandada construir em 1593 por Gaspar Maciel, fidalgo da Casa Real e Cavaleiro da Ordem de Cristo, e por sua mulher D. Ana Luísa de Carvalho.
Hoje, a capela e a casa da Quinta são propriedade de Francisco Manuel Meireles e de sua esposa Maria Alice Barbosa Meireles
A capela de Nossa Senhora d’Ajuda, no lugar do Sião, foi mandada construir pelo padre Miguel Lourenço dos Reis, em 1765, e hoje é propriedade do Eng.º João Pereira Moutinho e sua esposa Dr.ª Angelina de Deus Oliveira Mendes.
A Comissão quis recordar que esta festa é “uma viagem no tempo”. A “Festa de N. Sr.ª da Luz e de N. Sr.ª da Ajuda 2023, é um evento histórico, religioso e cultural que pretende trazer à memória de todos os alvaranenses e visitantes os usos e costumes de Alvarães e da região minhota ao longo de seis séculos”.
Este ano, o evento invoca os 430 anos da edificação da capela de N.ª Sr.ª da Luz e ainda a construção da capela da Sr.ª d’Ajuda no ano de 1765.
Para além de uma novena em honra de Nossa Senhora, do Programa consta uma Procissão de velas, no dia 22 de setembro, às 20h30, da igreja Matriz para a capela de Nossa Senhora da Luz. Ainda neste dia, pelas 21 horas, abertura da “Viagem no Tempo” com tasquinhas e artesanato e a recriação da história da fundação da capela.
No dia 23, haverá a inauguração de uma exposição de instrumentos agrícolas, jogos tradicionais, atuação de vários grupos musicais e concentração dos andores no Largo fronteiro à capela da Senhora da Luz.
No dia 24, entrada da Banda Filarmónica da Associação Musical de Vila Nova de Anha, entrada da Fanfarra dos Escuteiros de Alvarães, Eucaristia Campal e Procissão Solene. Pelas 19 horas atuarão os Ranchos Folclóricos de Alvarães, S. Paulo de Barroselas e as Cantadeiras do Vale do Neiva.