Quatro artistas desafiados a criar um espetáculo

Durante duas semanas quatro artistas vianenses, que não trabalham no concelho, foram desafiados a criarem um espetáculo. “Em.pressão” foi um dos projetos premiados em 2022 pelo concurso camarário “Viana Jovens com Talento”.

“A ideia é juntar quatro artistas que durante um ano não trabalharam juntos”, refere Ricardo Figueiredo. Acrescentando que o objetivo passa por “dinamizar a comunidade e trazer outras propostas artísticas”.

Os mentores da iniciativa, também eles quatro artistas, em que a maioria não trabalha no concelho, desafiou igual número de profissionais da área da dança, multimédia e música para “em duas semanas, e em pressão, criarem um espetáculo, a apresentar em quatro sessões nos dias 05 e 06 de outubro, no Teatro Sá de Miranda.

“É um projeto que assenta muito na união e queremos trazer alguns artistas, que, às vezes, estão dispersos para trabalharem juntos e criarem algo em conjunto”, salienta Sara Miguelote. 

Juliana Fernandes (dança); Samuel Rego (multimédia); Inês Meira (DJ) e Manuel Brásio (músico) foram os artistas escolhidos para em residência artística criarem um espetáculo de 45 minutos. 

“Eu sou da área da dança. Comecei aqui, e agora trabalho na Holanda. Este é o primeiro ano que trabalho em Viana. Este projeto também vem de uma necessidade de todos, porque não temos espaço na cidade para criar”, explicava Catarina Ribeiro, uma das mentoras da iniciativa.

Manuel Almeida agradece a disponibilidade da ESE e da EVIC em ceder alguns espaços para que a residência artística aconteça. Dos quatro mentores da iniciativa é o único que trabalha em Viana. “Eu tenho ótimas condições de trabalho, por isso continuo cá”, acentua.

Antes da apresentação do espetáculo, a iniciativa pretende reunir diretores artísticos e artistas numa conversa, que vai acontecer no dia 05 de outubro, às 11h, no Café Concerto do Teatro Sá de Miranda.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.