Não me calo! pelo Ephemera

A exposição, com o título Não Me Calo! levada pelo Arquivo EPHEMERA a vários lugares do país, poderá ser visitada em Viana do Castelo, de 05 a 22 de outubro, no espaço dos Antigos Paços do Concelho, na Praça da República, diariamente, das 10 às 17 horas. A inauguração terá lugar no dia 5 de outubro, pelas 17 horas, com a presença de José Pacheco Pereira.      

Uma vez mais, o Arquivo EPHEMERA de José Pacheco Pereira, pela mão do seu núcleo de Viana do Castelo, com o apoio da Câmara Municipal, proporcionará o contacto com um conjunto de materiais únicos pertencentes ao espólio do arquivo, que retratam a vida política e social do país, nos últimos tempos.

São apresentados nesta exposição, centenas de cartazes artesanais criados para serem o veículo de protesto, de apoio, de chamada de atenção e utilizados em manifestações em todo o país. Neles são apresentadas posições de esquerda, de direita ou nem de uma ou outra; alerta-se para a crise climática e saúde da Terra, para o machismo, para o racismo, para a corrupção e para a gentrificação (saída dos velhos habitantes dos centros históricos, por pressão do mercado); defendem-se questões de género, direitos LGBT e o feminismo; põem-se em causa a distribuição de riqueza, a desigualdade salarial, a precariedade laboral e de habitação. Predominam as palavras de ordem, as mensagens curtas, os slogans irónicos, uma ou outra vez escritos em inglês, sintonizadas com movimentos internacionais.

Este material chegou até ao Arquivo EPHEMERA pela mão de centenas de voluntários que os apanharam do chão ou recolheram das mãos de manifestantes.

Serão, entretanto, realizadas visitas guiadas para professores e alunos das escolas que manifestem interesse, com a realização de atividades pedagógicas relacionadas com o tema.

NOTA da Redação: No seguimento da notícia inserta na edição do “A Aurora do Lima”, de 21 de setembro, confirmamos que o espólio entregue à Biblioteca Municipal, ao Arquivo Municipal ou ao Museu Municipal, é proveniente da oferta dos doadores, desempenhando Isabel Campos o papel de representante do núcleo do Arquivo EPHEMERA.  

J.E.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.