Ponte de Lima recebe exercício nacional de Cibersegurança

Decorre hoje, em Ponte de Lima, o Exercício Nacional de Cibersegurança 2023 (ExNCS’23), promovido pelo Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), em cooperação com a Agência da União Europeia para a Cibersegurança (ENISA) e a CIM Alto Minho. Esta iniciativa, dedicada à administração pública local, realiza-se hoje e amanhã, em todo o país, com o apoio das restantes entidades intermunicipais portuguesas e da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP).

Durante estes dois dias, um grupo de trabalho, constituído pelos técnicos de informática responsáveis pela cibersegurança dos 10 municípios do Alto Minho, participa em ações de capacitação e em exercícios de prevenção e resposta a incidentes de cibersegurança (simulacros), nas instalações disponibilizadas pela CIM Alto Minho em Ponte de Lima.

Sensibilizar os municípios para o tema da cibersegurança, treinar e analisar o respetivo grau de maturidade, bem como a aplicação do Regime Jurídico de Segurança do Ciberespaço na resposta a incidentes é um dos objetivos desta iniciativa.

A sala de controlo do Exercício Nacional de Cibersegurança 2023 está centralizada na sede da Comunidade Intermunicipal do Oeste, nas Caldas da Rainha.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.