A Eurocidade Cerveira-Tomiño entregou, há dias, o guia turístico “A pequena grande história – Eurocidade Cerveira-Tomiño” a mais de 1000 crianças, com idades entre os seis e os 12 anos, de ambos os concelhos. Em pleno início de ano letivo, esta partilha ganhou uma dimensão mais divertida e interativa pela presença da simpática mascote Mizi que visitou os três centros escolares do concelho de Vila Nova de Cerveira e a Escola EB 2,3/S acompanhada pelo presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, a vereadora com o pelouro da Educação, Sónia Guerreiro, e o diretor do Agrupamento de Escolas, Venceslau Teixeira.
Vila Nova de Cerveira e Tomiño pretendem afirmar-se cada vez mais como um ‘destino amigo das famílias’, alavancando as suas potencialidades naturais, patrimoniais, culturais e de lazer em prol de uma experiência verdadeiramente única. Neste sentido, esta publicação ilustrada procura dar a conhecer os lugares mais emblemáticos a visitar neste território transfronteiriço.
Com um perfil bastante amigável e um discurso acessível, a Mizi assume o papel de guia turístico e promete conquistar a atenção das famílias. Através de diferentes episódios, como a chegada dos romanos, a independência de Portugal, a Guerra da Restauração ou a Invasão Francesa, a Mizi explica a evolução histórica deste território transfronteiriço, sem esquecer a realidade atual.
O caráter didático em torno da história de cada concelho e das relações transfronteiriças comuns que, de um modo informal, sempre existiram, e que viriam a ser alavancadas com a constituição da Eurocidade Cerveira-Tomiño, em 2018, justifica esta ação os municípios de Cerveira e de Tomiño junto da comunidade escolar. Além de captar a atenção dos mais pequenos para a singularidade desta cooperação entre dois territórios de dois países, a oferta da publicação enquadra-se ainda numa ação de incentivo a hábitos regulares de leitura.
‘A Pequena Grande História – Eurocidade Cerveira Tomiño’ é contada com a conjugação dos dois idiomas, optando por usar uma ou outra língua, de acordo com o idioma em que foi escrito o texto original, e distinguido com a respetiva bandeira. O objetivo é o de também assinalar a proximidade linguística, decorrente de uma origem histórica partilhada, e que contribui para reforçar ainda mais os laços de amizade.
De salientar que a publicação resulta da aprovação do projeto 0780_AMIZADE – Institucionalização Estratégica e Cogovernação, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através INTERREG V-A POCTEP 2014-2020.
De realçar que o Dia da Cooperação Europeia ou “EC Day” (European Cooperation Day) é celebrado, anualmente, a 21 de setembro com múltiplas ações dinamizadas em diversas regiões da Europa e que procuram colocar em destaque o potencial e a riqueza cultural presentes nos diversos países que integram a União Europeia.