“D. João I e o Exército” apresentado em Viana do Castelo

Ontem, ao final da tarde, a Biblioteca Municipal de Viana foi palco da apresentação do livro “D. João I e o Exército, de José Varandas. Este foi um dos momentos do Dia do Exército, que vai decorrer até ao próximo domingo.

“D. João I antes de ser rei foi militar”, começou por referir Luís Araújo, que fez a apresentação da obra. O professor de História salientava que “este livro ajuda a perceber como D. João I chegou ao poder e como foi a sua gestão. Dá para perceber também a ligação muito íntima entre o que se passou em Portugal e a guerra dos 100 anos”. Em conclusão, o professor argumentou que “conhecer D. João I é conhecer o estado de prontidão militar”.

O autor do livro enalteceu o Exército por ser “a única instituição que celebra a sua fundação”. José Varandas informou ainda que Portugal definiu as suas fronteiras muito cedo, daí ser “uma nação com quase mil anos”.

O Chefe do Estado-Maior do Exército considerava que “D. João I é uma das figuras mais emblemáticas de Portugal”. Eduardo Mendes Ferrão frisou que o rei “mostrou ser possuidor de conhecimento da arte da guerra e demonstrou ser um líder militar”. “D. João I continua a ser fonte de inspiração para os militares”, concluiu.

Hoje, os militares continuam nas ruas de Viana com algumas ações. Às 11h, decorrerá a demonstração de inativação de engenhos explosivos no Jardim da Marina e, às 15h, a demonstração cinotécnica no mesmo local. O Centro Cultural de Viana do Castelo acolhe um concerto de Música de Câmara às 18h.

A 26 de outubro, quinta-feira, o programa inclui abertura da Exposição Tecnológica no Centro Cultural, às 11h, e demonstração de capacidade de armas químicas no Jardim da Marina, pela mesma hora. De tarde, às 14h, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo é palco do Seminário Perspetiva de Género. O Jardim da Marina recebe novamente a demonstração cinotécnica a partir das 15h e o Centro Cultural um concerto de Música de Câmara, às 18h. A Praça da Liberdade é palco de um Concerto Jovem, às 22. Nessa noite, às 23h55, o Jardim da Marina receberá o Salto de Paraquedistas Noturno e às 23h59 haverá fogo de artifício.

A 27 de outubro, às 9h, a Biblioteca Municipal acolhe o Seminário “A Modernização da Guerra”. Nessa tarde, às 17h, sucederá a Cerimónia de Homenagem aos Mortos no Largo 9 de Abril, seguida de Homenagem ao Batalhão de Caçadores Nº 9, no mesmo local. Na noite de 27 de outubro, a Praça da Liberdade recebe o Concerto da Orquestra Ligeira do Exército.

A 28 de outubro, às 10h, acontecerá a Corrida Solidária e atividades “SUPERA” na Praia Norte. Para as 12h00, está agendado o Descerramento de placa do Exército na Praça do Eixo Atlântico.

O rio Lima acolherá, nessa tarde, às 15h, a Demonstração Operacional e, às 16h, o Pavilhão Municipal José Natário receberá o Sarau Gímnico e Musical. Às 18h, o Teatro Municipal Sá de Miranda acolherá também o Concerto da Banda Sinfónica do Exército.

O domingo, 29 de outubro, será assinalado pela Missa de Ação de Graças e Sufrágio, no Santuário da Senhora da Agonia, às 11h; às 12h, o Campo d’Agonia receberá a Cerimónia Militar e, às 17h, encerrarão as comemorações da Expo Exército, no Forte Santiago da Barra.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.