Viana do Castelo foi considerada a melhor Cidade Europeia do Desporto em 2023 pela Associação das Cidades Europeias do Desporto (ACES Europe). O anúncio foi feito na última quarta-feira, à tarde, por Nuno Santos, presidente da ACES Portugal – Associação Portuguesa das Cidades Europeias do Desporto.
“Viana do Castelo tem tido excelentes números e é um exemplo daquilo que é ser uma Cidade Europeia do Desporto”, disse Nuno Santos.
A previsão é de promoção de 450 eventos até final do ano, esperando um retorno económico de 94 milhões de euros. Até à data, os eventos desportivos já contaram com 410 mil pessoas na assistência, realçou Nuno Santos.
“Viana tem cumprido com uma nota perto de 20 aquilo que foram os compromissos asumidos na candidatura. Tenho a certeza que há um antes e um depois de Viana Cidade Europeia do Desporto”, dizia o secretário de Estado. João Paulo Correia manifestava que “há resultados transformadores para a cidade e para a região”. Argumentado que a Cidade Europeia do Desporto vai resultar em “mais praticantes, em mais cidadãos com hábitos saudáveis, mais clubes e também naquilo que é o impacto económico que ajuda a criar emprego e a gerar receita para o Município”.
A dois meses do final, o secretário de Estado argumentava que “Viana é olhada, a nível europeu, como um exemplo do que deve ser uma Cidade Europeia do Desporto. Já tem esse reconhecimento internacional. Diria que tem sido um sucesso”, concluiu.
O autarca vianense também enalteceu o reconhecimento. Luís Nobre argumentava que na gala de abertura tinha lançado o desafio de serem considerada a melhor cidade europeia do desporto e agora foi concretizado. “Todos corresponderam à convocatória. O desporto de alto rendimento tem este período de preparação e convocatória, antes do grande jogo”, disse o autarca vianense. Acrescentando que a Cidade Europeia do Desporto mobilizou “o mundo desportivo, associativo, mas também os cidadãos com hábitos saudáveis. Se antes era significativo o número de praticantes, hoje impactamos em todas as dimensões”.
A avaliação das 16 candidaturas europeias foi feita, de forma independente, pela Pavol Jozef Šafárik University, da Eslóváquia, tendo Viana do Castelo sido eleita a melhor Cidade Europeia do Desporto do presente ano.
O concelho vianense conta com 4.500 atletas federados e mais de 10.000 não federados, distribuídos por 88 clubes e coletividades que promovem 50 modalidades.