Durante cinco dias, Viana do Castelo recebeu milhares de militares e dezenas de ações para assinalar o Dia do Exército. Os vianenses sentiram alguns constrangimentos, sobretudo ao nível de trânsito e não foram muito participativos nas ações.
Lançamento de livros, exposições, homenagens a ex-combatentes, parada militar, conferências, seminários e concertos foram algumas das ações desempenhadas pelos 1200 militares que estiveram instalados na cidade.
O arranque das celebrações deu-se com a abertura da Expo Exército 2023, no Jardim da Marina, e da Exposição Tecnológica, no Centro Cultural de Viana do Castelo. Seguiu-se a apresentação do livro “D. João I e o Exército”, de José Varandas, que, segundo o Chefe do Estado-Maior do Exército, “é uma das figuras mais emblemáticas de Portugal”. Eduardo Mendes Ferrão considerava que D. João I “mostrou ser possuidor de conhecimento da arte da guerra e demonstrou ser um líder militar”. Acrescentando que “D. João I continua a ser fonte de inspiração para os militares”.
O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) também se associou às iniciativas e acolheu a realização de um seminário sobre perspetivas de género. A assessora do Chefe do Estado-Maior do Exército argumentava que “apesar de vivermos numa sociedade igualitária ainda perduram desigualdades”. Paula Branco acredita que “o Exército contribuiu para uma sociedade mais igualitária”.
A Pró-presidente do IPVC anunciava que as desigualdades de género são “um dos eixos estratégicos da presidência do IPVC. Este é o caminho que estamos a percorrer”.
Segundo a chefe de Igualdade e Prevenção do assédio no Exército, Alexandra Nascimento, a integração de mulheres no Exército aconteceu há 30 anos. E apenas 13% do efetivo total são mulheres.
Escultura na Praça do Eixo Atlântico
Viana do Castelo recebeu um Coração de Viana, como marca da passagem daquele ramo das Forças Armadas pela cidade. A escultura foi colocada na Praça do Eixo Atlântico e é uma oferta do Exército português feita com peças de carros militares que defenderam a liberdade a 25 de Abril de 74.
Luís Morais é o autor da peça que é feita com metais ferrosos, ferro e aço e maioritariamente com materiais reciclados ou em fim de vida.
As peças são unidas por dois processos de soldadura, a arco elétrico com elétrodo revestido (inverter) e sistema MIG com gás inerte (semiautomática).
O coração é composto por peças de viaturas militares contemporâneas do 25 de Abril de 1974, como o prato de embraiagem e corrente de distribuição de viatura todo o terreno UMM Curnil, carreto maior da distribuição de uma viatura pesada Magirus e carretos pequenos de Chaimite.
O autarca vianense retribuiu o gesto e ofereceu uma peça de Mário Rocha ao Exército “como forma de agradecimento pela escolha e pela excelência como decorreram as comemorações”.
Luís Nobre foi condecorado
O autarca vianense recebeu a medalha de D. Afonso Henriques – Mérito do Exército, de 1ª. Classe dada pela ministra da Defesa. A distinção aconteceu durante a parada militar de domingo, dia 29 de outubro.
Luís Nobre agradeceu a distinção e manifestava que esta “destina-se a galardoar os militares e civis, nacionais ou estrangeiros, que, no âmbito técnico-profissional, revelem elevada competência, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais, contribuindo significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Exército Português, o que me deixou extremamente honrado”.
O condecorado explica que a organização das comemorações do Dia do Exército “não seria possível sem todos e é por esse motivo que partilho esta honra com todo o executivo, com as chefias e colaboradores envolvidos neste grandioso e muito exigente evento, com os serviços municipais e municipalizados e com todos, mas mesmo todos, os vianenses. Sem todos, o evento não teria decorrido de forma tão elevada, sem todos não teria sido possível alcançar as honras com que fui distinguido, pelo que é com grande orgulho e um profundo agradecimento que partilho esta distinção com todos”.
Também na última reunião, o executivo aprovou, por unanimidade, um voto de louvor pela forma como se realizaram as comemorações do Dia do Exército em Viana do Castelo.