O desporto é um direito de todos os cidadãos. A promoção do desporto é um fator de valorização social na comunidade e um fator de valorização humana ao ter como objetivo desenvolver a integração social dos cidadãos. O desporto promove os nobres valores da tolerância, da verdade, do respeito pelo outro, valorizando a diferença, fomentando a igualdade de oportunidades, a inclusão e a partilha.
Nestes pressupostos, as entidades públicas têm a responsabilidade de desenvolver políticas e ações que garantam a todos o direito ao desporto, da recreação e formação à competição.
As autarquias locais são a entidade pública mais próxima dos cidadãos, que criam a verdadeira democratização do desporto ao disponibilizar diferentes projetos aos seus munícipes, incentivando assim, o desenvolvimento desportivo local.
O galardão CIDADE EUROPEIA DO DESPORTO, potencia e contribui para que uma autarquia se mobilize e proporcione aos cidadãos variados e melhores programas de atividade física e de desporto.
O desporto também coopera na inclusão social ao lutar contra a marginalização e a discriminação. Na interligação entre o desporto e a deficiência, as atividades físicas desportivas adaptadas para pessoas com deficiência são recentes, mas ganham crescente notoriedade. Neste campo inserem-se as novas modalidades desportivas desenvolvidas especificamente para ir ao encontro das singularidades de determinada deficiência ou individuo. Porém, no paradigma social vigente, o deporto adaptado tem ainda um longo caminho na inversão do estigma social que ainda subsiste para com as pessoas portadoras de deficiência.
Não descurando esta vertente do desporto, que também exalta os valores da ética e da moral, o galardão que Viana protagoniza no ano em curso, tem sabido interpretar este desígnio da inclusão e do respeito pela dignidade de uns para com os outros.
É neste domínio específico do desporto adaptado que as atividades e eventos incluídos na VIANA CIDADE EUROPEIA DO DESPORTO tem um relevo dinâmico e plural. Com propostas lúdicas, ora informais e de recreação, ora de competições formais e oficiais, o programa tem prodigalizado uma multiplicidade de eventos com variáveis inerentes a cada deficiência, independentemente do género, condição e limitação dos atletas. A APPCDM de Viana do Castelo é mesmo um exemplo entusiástico da prática recorrente e sistematizada do desporto adaptado e extensivo às suas delegações no distrito, que tem aproveitado com saber o palco permanente instalado na CIDADE EUROPEIA DO DESPORTO.
Esta crença do desporto como uma escola de valores, acaba de premiar o esforço conjunto da parceria entre a APPCDM de Viana do Castelo e a Escola Superior de Desporto e Lazer de Melgaço, do IPVC, ao vencerem uma Menção Honrosa do Prémio Desporto + Acessível, desenvolvido pelo Instituto Nacional para a Reabilitação e o Instituto Português do Desporto e Juventude, com o projeto, princípios e práticas de “Stand Up Paddle Para Todos”, na área da inclusão e sensibilização.
Uma abonação das boas práticas desportivas de Viana para a inclusão de pessoas portadoras de deficiência.
O Voleibol Clube de Viana foi ganhar ao reduto do CV Oeiras, por 3-2, na 7.ª ronda do campeonato nacional de voleibol. Fora, uma vitória é sempre mais saborosa!
No Futsal feminino, o Santa Luzia goleou, em casa, a Académica de Coimbra, por 8-0, na 7.ª jornada do campeonato nacional da 1.ª divisão, prosseguindo a labuta na Póvoa de Santa Iria com outra vitória estrondosa sobre o At. Povoense por 10-4. A equipa de Viana posiciona-se na 4.ª posição com 15 pontos. Dupla vitória a marcar um bom momento das moças de Viana!
Os atletas do DKC de Viana, Daniela Almeida e Pedro Martins sagraram-se, no fim de semana, Campeões Regionais de Slalom, no Campeonato Regional de Esperanças de Canoagem, que se realizou em Fridão, Marco de Canaveses. Daniela Almeida foi Campeã Regional de Esperanças em C1 Infantil e ainda Vice-Campeã Regional em K1. Nos abridores, Pedro Martins venceu a prova em K1 absoluto. Por equipas, o Darque Kayak Clube alcançou o 3.º lugar. Não um, mas vários êxitos do Centro de Canoagem de Viana. Parabéns!
A equipa da DSS Racing Team, patrocinada pelo município de Viana, fechou o ano de 2023 com dois vencedores no Troféu Luís Carreira, no Estoril, na derradeira prova do calendário do Campeonato Nacional de Velocidade. Com todos os pilotos da equipa presentes, André Capitão e Raul Felgueiras subiram ao lugar cimeiro do pódio. Uma afirmação perentória da DSS Racing Team como equipa vencedora!
A Federação Portuguesa de Natação realizou a sua Gala anual no sábado passado, em Viana do Castelo, na Quinta da Presa, para a consagração dos melhores nas suas disciplinas na época 2022/23, com a presença dos indigitados, entidades e personalidades do desporto. Vânia Neves, atleta do VNC, arrebatou para Viana o galardão de Melhor Atleta Master Feminino, na disciplina de Águas Abertas. Uma festa muito celebrada que também premiou a natação de Viana do Castelo!
O Clube de Ténis de Viana participou no Campeonato de Veteranos que decorreu em Vilamoura, com uma comitiva de 10 atletas, e regressou com campeões e vice-campeões nacionais. João Silva, Henrique Assis e Frederico Brito, foram heróis. Uma ousadia para que nem sequer tem campo de jogos!
Na 5.ª jornada do nacional de hóquei em patins da 2.ª divisão, a Juventude de Viana sofreu uma pesada derrota por 7-3 ante o SC Marinhense. O equilíbrio da equipa ainda precisa ser trabalhado!
A equipa masculina do Clube Basquete Viana foi surpreendida e perdeu por 78-70 frente ao G.D. Basquete de Leça, em jogo do Campeonato Nacional da 1.ª divisão, zona Norte. Segunda derrota no campeonato, mas não nas ambições do coletivo!