Desde há anos que as empresas de transportes públicos abandonaram a freguesia, por considerarem inviável estas deslocações devido à falta de utentes.
Na verdade, uma população já envelhecida com poucos habitantes, carece de transportes para deslocações aos serviços de saúde, para efetivação de compras para a sustentabilidade do lar e também para resolução de outros assuntos do dia a dia.
Outrora, a empresa efetuava diversas carreiras de manhã, a meio da manhã e ao meio dia, a meio da tarde e finalmente ao fim do dia desde V. P. de Âncora a Viana pela freguesia e por Lanheses e vice-versa que satisfaziam as necessidades dos habitantes do Vale do Âncora e Vale do Lima. Agora nos tempos atuais, já nem um táxi existe.
A junta de Freguesia disponibiliza a carrinha, que faz transportes de manhã, às segundas/quartas e sextas para Lanheses e vice-versa, e às terças e quintas para Vila Praia de Âncora, o que é insuficiente para determinadas situações e horários incompatíveis.
Assim urge colmatar estas lacunas com a reposição de transportes públicos quer sejam de uma empresa ou de outra, que possibilite aos habitantes a resolução de diversos problemas de horários de transportes.