Quatro campeões nacionais de golfe apadrinham a primeira edição do Pro-Am Cidade Europeia do Desporto Viana do Castelo. A iniciativa vai decorrer este fim de semana no distrito de Viana.
Não havendo campo de golfe em Viana do Castelo, as atividades desportivas decorrerão em Ponte de Lima, mas todo o programa social terá lugar na capital do distrito.
Ricardo Santos, campeão nacional de 2011, 2016 e 2023, um dos melhores golfistas portugueses de sempre; Pedro Lencart, bicampeão nacional em 2022 e 2021; Tomás Bessa, campeão nacional em 2020; e Hugo Santos, campeão nacional em 2012 e antigo tricampeão europeu de profissionais de clubes; são as grandes figuras deste torneio, organizado conjuntamente pelo Clube de Golfe de Viana do Castelo e pela GreatGolf.
«É o regresso da GreatGolf aos eventos organizados sacionados pela PGA de Portugal», sublinhou Pedro Lima Pinto, o presidente da empresa organizadora, aludindo aos sete Campeonatos Nacionais de Profissionais que coorganizou com a PGA de Portugal entre 2015 e 2019, no Oporto Golf Club, em Espinho, e em 2020 no Vidago Palace Hotel.
«Infelizmente – ou felizmente –, não poderemos contar com o Tomás Melo Gouveia e com o Pedro Figueiredo, porque estarão na mesma altura a jogar em Espanha a Final da Escola de Qualificação do DP World Tour», disse o promotor do torneio, Pedro Lima Pinto, referindo-se ao torneio que poderá proporcionar àqueles dois profissionais portugueses o acesso à primeira divisão europeia em 2024. Claro que seria excelente poder apresentar Pedro ‘Figgy’ Figueiredo, o jogador que, juntamente com Ricardo Santos, representou Portugal ao mais alto nível no DP World Tour em 2023, mas, em contrapartida o evento contará com aquele que irá terminar o ano como o n.º1 do Ranking Nacional BPI, ou seja, o melhor amador português de acordo com a hierarquia da Federação Portuguesa de Golfe (FPG), Vasco Alves. «Desde que jogo golfe que tenho o sonho de ser profissional e chegar aos mais altos circuitos europeus e mundiais», disse Vasco Alves, de 23 anos, que concluiu há dois meses os cinco anos de licenciatura e mestrado (integrados) em Engenharia Mecânica, na Universidade do Porto, ao mesmo tempo que, pela quarta vez, ajudava o Oporto Golf Club a sagrar-se campeão nacional de clubes em 2023.
A nível individual, Vasco Alves representou Portugal em Campeonatos da Europa, ganhou a Taça FPG/BPI (o segundo ‘Major’ da FPG) em 2019 e jogou alguns torneios profissionais, desigadamente duas edições do Open de Portugal at Royal Óbidos do Challenge Tour.
«Aceitei o convite de bom grado, porque sei que é um torneio com grande espírito de grupo, com várias atividades e que permite o convívio com várias empresas. É uma mais-valia para todos poder jogar esse Pro-Am», acrescentou Vasco Alves. O presidente da PGA de Portugal, Rui Morris, e Vítor Londot Lopes, um dos melhores amadores de sempre e, agora, um dos melhores profissionais portugueses dos últimos quatro anos, serão outras das figuras deste evento que pretende cimentar a posição de Viana do Castelo no panorama do golfe nacional.