Os moradores do lugar de Agrichouse nem queriam acreditar que haviam roubado o sino da Capela da Senhora das Dores e quando viram que o sino não se encontrava, pensaram que este havia sido retirado, pois havia sido derrubado o pináculo do campanário, devido à queda de uma árvore.
O caso acabou por, possivelmente ser detetado cerca de 15 dias depois do roubo. Depois de alguns contactos, concluiu-se que o sino maior, havia sido efetivamente roubado.
Fonte da Junta de Freguesia alertou a GNR, que de imediato se dirigiu ao local, para tomar conta da ocorrência. Sabe-se que há suspeitas, que podem ser pessoas que se dedicam à recolha de ferro velho, pois ultimamente aquele lugar tem sido visitado, por homens que batem às portas a perguntar se tem esses objetos, no entanto, nada de concreto pode ser avançado.
A GNR está a averiguar este caso para tentar encontrar pistas, que levem à descoberta dos autores deste roubo ao património cultural de Afife. Trata-se de sinos com muitas dezenas de anos. Houve tempos que haviam sido retirados, mas voltariam a ser colocados no campanário.
O pessoal de limpeza da junta de freguesia, que procedia a trabalhos naquela área há cerca de 15 dias, referiram que o sino, nessa altura já não se encontrava no local.