Neste ano de 2023 estão em curso as Bodas de Prata da Ronda Típica de Carreço, instituição cultural com dedicação predominante às artes folclórica e musical. Tal comemoração aborda um marco histórico muito significativo na vida da Instituição, e esta por sua vez, não permitiu de forma alguma que a efeméride ocorre-se sem a realização de vários eventos durante todo o ano festivo, eventos esses alusivos ao 25.º aniversário, os quais são testemunhos vivos para a posteridade da Ronda.
Após a celebração oficial dos 25 anos de atividade, na sede da Sociedade de Instrução e Recreio de Carreço, a Ronda todos os meses mantém vivo o espírito aniversariante de um quarto de século da sua vida associativa através de atividades que evidenciam esta data, tratando-se de atividades da atualidade ou recorrendo aos registos daquelas mais marcantes da história do primeiro quarto de século da sua existência.
E porque estão quase a terminar as atividades do 25.º aniversário, a Ronda vai de certo modo incentivar as mesmas, para como é costume dizer-se, acabar em grande, e a provar tal facto promove já no próximo dia 02 de dezembro, com início às 19h, um festival de Sopas na Sociedade de Instrução e Recreio de Carreço, onde não irão faltar muitas, diversas e deliciosas sopas.
Mas os céticos podem desde já ficar tranquilos, pois não haverá apenas sopas para serem degustadas, os petiscos também vão fazer parte do cardápio do festival das sopas, tais como rissóis, bolinhos de bacalhau, panados, fêveras, vinho branco e tinto, champarrião, bolos e como não pode faltar o inconfundível arroz doce de Carreço vai estar à disposição dos seus adeptos.
A animação como não podia deixar de ser vai estar a cargo da escola de música da Ronda Típica de Carreço, e dos amigos de Dem, alunos do professor de Música Diogo Pires. Posteriormente para todos os amigos que gostam de dar ao pé, ou à perna, vão ter um espaço de baile.
Apareçam, é a recomendação muito empenhada que a direção da Ronda Típica de Carreço emite para todos os seus amigos e muito especialmente para os aficionados do folclore, da música regional portuguesa, dos bons petiscos, de uma boa dança e claro está desta feita muito particularmente aos amigos das sopas deseja muito boas degustações.