A 23 de novembro, a Câmara Municipal de Viana do Castelo promove a III Eco Maratona como forma de comemorar o Dia Nacional da Floresta Autóctone. Após as duas primeiras edições, realizadas em Montedor, na freguesia de Carreço, este ano a iniciativa irá decorrer em Afife, na Praia do Caracol. Trata-se de uma ação de voluntariado ambiental que combina o estímulo ao espírito competitivo com o controle de espécies exóticas invasoras.
O local para a realização desta terceira edição da Eco Maratona foi escolhido por representar elevado valor natural e porque necessita de intervenção para conter a propagação das espécies vegetais consideradas exóticas invasoras, das quais se destacam a Carpobrotus edulis, conhecida pelo nome comum de chorão-das-praias, e a Acacia longifólia, conhecida por acácia de espigas, devendo estas espécies serem controladas para assim garantir melhores condições para o desenvolvimento das espécies nativas e da biodiversidade.
Para esta iniciativa solidária, estão destacados 120 alunos da Escola Básica 2,3 Dr. Pedro Barbosa. A ação começa pelas 9h00 na Praia do Caracol, com “partida” às 9h30 e entrega de prémios aos três primeiros classificados pelas 11h30.
Os participantes serão divididos em grupos para, no menor tempo possível, arrancarem as invasoras instaladas em áreas previamente delimitadas e procederem à arborização dessas mesmas áreas com espécies autóctones. Dadas as condições edáficas do local, com predominância de areias, e à proximidade do mar, optou-se pela escolha da espécie Pinus pinea (Pinheiro-manso) para arborização, visto que se encontra melhor adaptada a estas condições.
A Eco Maratona corresponde a um evento criado pela Divisão de Ambiente e Alterações Climáticas da Câmara Municipal de Viana do Castelo em 2021 que tem como principal objetivo sensibilizar a comunidade acerca da importância da preservação do património natural local, através do controle de espécies exóticas invasoras e da restauração dos ecossistemas naturais.
A ação visa também destacar a importância das espécies autóctones, incentivando a predominância destas no território de Viana do Castelo e aumentar o conhecimento sobre as espécies exóticas invasoras. Além disso, estimula a participação ativa da comunidade no registo das espécies na plataforma BioRegisto do município e sensibiliza para o tema das alterações climáticas.
A iniciativa da Eco Maratona desempenha também um papel preponderante na implementação de vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas, tais como: ODS13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima; ODS15 – Vida Terrestre; ODS4 – Educação de Qualidade; ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis.