Durante dois dias, a Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo será palco de do 1.º Congresso Internacional de Enfermagem, evento que deverá mobilizar mais de centena e meia de profissionais ligado à área da saúde. A sessão de abertura, esta quinta-feira, irá contar com a presença da Bastonária da Ordem dos Enfermeiros.
A Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo será palco, quinta e sexta-feira, dias 23 e 24 de novembro, do 1.º Congresso Internacional em Enfermagem – Investigação e Diferenciação dos Cuidados. A iniciativa é acreditada pela Ordem dos Enfermeiros e irá contar com a presença da Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco.
O certame, inserido nas comemorações do 50.º aniversário da Escola, data que tem vindo a ser assinalada ao longo do ano, assume-se como um espaço de encontro e de reflexão no âmbito da produção científica e da transferibilidade do conhecimento da Enfermagem a nível nacional e internacional.
Assumindo o compromisso com a diferenciação e a excelência dos cuidados de enfermagem, pretende-se potenciar sinergias entre a academia e os contextos clínicos em enfermagem com vista a práticas sustentadas na melhor evidência científica.
A sessão de abertura, quinta-feira, às 9h30, irá contar com intervenções do presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, do diretor da ESS-IPVC, Luís Graça, do presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e da Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco.
Este 1.º Congresso Internacional em Enfermagem – Investigação e Diferenciação dos Cuidados pretende ser um palco privilegiado para a discussão em torno da investigação em Enfermagem e as implicações para a prática clínica. Assume-se também como missiva discutir as políticas e a organização de investigação em Enfermagem em Portugal.
De forma mais específica, a organização assume os seguintes propósitos:
- Debater a evolução e os desenvolvimentos da investigação em Enfermagem;
- Debater a articulação entre a investigação e a formação em Enfermagem;
- Divulgar projetos de investigação em Enfermagem;
- Debater o papel dos Centros e Unidades de Investigação no desenvolvimento da investigação;
- Criar oportunidades para a apresentação de projetos de investigação e
- Criar oportunidades de partilha entre investigadores.