O orçamento da Câmara de Paredes de Coura (PS) para 2024, no valor de 22 milhões de euros, mais quatro milhões do que em 2023, foi aprovado por unanimidade na assembleia municipal, revelou hoje o presidente da Câmara.
A aposta numa terceira zona industrial no concelho – a de Linhares –, com um investimento de 11,5 milhões de euros, surge como uma das apostas da maioria socialista, disse à Lusa o autarca Vitor Paulo Pereira, que quer colocar Paredes de Coura no ‘ranking’ dos 20 concelhos mais exportadores da região.
“Temos a certeza de que nos próximos cinco anos entraremos no ‘ranking’ dos 20 concelhos mais exportadores da região. Neste momento, os nossos parques industriais têm um volume de negócios de 200 milhões de euros, dos quais 150 milhões são para exportação”, disse o presidente daquela câmara do distrito de Viana do Castelo.
A Zona Industrial de Linhares, com um “orçamento de 11,5 milhões de euros”, começará a ser edificada “em 2024 e estará concluída em finais de 2027”, acrescentou.
A Assembleia Municipal de Paredes de Coura é composta por 11 deputados do PS, quatro da coligação PSD/CDS-PP e dois da CDU.
O orçamento da autarquia para 2024 aposta também na habitação, prevendo-se a conclusão de 27 apartamentos de várias tipologias a custos controlados e o arranque da construção de 55 frações “para arrendamento a preços acessíveis”, num “investimento global de 11 milhões de euros” que “terão de estar concluídos em 2026”, de acordo com Vitor Paulo Pereira.
A Educação e a Cultura são também “duas áreas estratégias”, representando um investimento de 3,9 milhões de euros em 2024.
“A cultura e a educação são as armas mais importantes de mobilidade social e aquelas que mais felicidade trazem às famílias. Somos frequentemente acusados de investirmos muito na educação e na cultura. Chamo-lhe a crítica maravilhosa, o elogio feito ao contrário. Um dia gostaria que o meu filho lesse, numa destas atas da assembleia municipal, de que fomos acusados de investir muito na educação e na cultura”, indicou Vitor Paulo Pereira.
Em 2024, a Câmara de Paredes de Coura vai ainda fazer obras no Centro de Saúde e no Quartel da GNR, no valor de 1,3 milhões de euros.
Contactado pela Lusa, o deputado da CDU José Manuel Alves justificou o voto a favor com o facto de se tratar de “um orçamento razoável”.
A Lusa tentou, sem sucesso até ao momento, obter uma posição da coligação PSD/CDS-PP.
Lusa