As bibliotecas escolares do Agrupamento de Monserrate, em parceria com o curso Técnico Profissional de Multimédia acabam de lançar o projeto “1 em 2 – um livro em dois minutos”. Em curtos vídeos, alunos, docentes e assistentes operacionais falam um pouco do livro que os marcou.
Num mundo onde a tecnologia está a invadir cada vez mais os nossos minutos, a leitura tem sido relegada para segundo plano e é obrigação das escolas – e, em particular, das bibliotecas – , promover iniciativas que despertem o interesse pelo livro porque a leitura é essencial à compreensão do mundo.
Felizmente, o Agrupamento de Monserrate, pela multiplicidade de recursos humanos e materiais de que dispõe, é terreno fértil para que projetos como este possam frutificar. Na verdade, “1 em 2 – um livro em dois minutos” nasceu de uma generosa parceria entre o professor de Multimédia, João Lima, que orientou os alunos na edição dos vídeos; o professor de Design, António Rodrigues, que desenhou o logotipo; as bibliotecas escolares que idealizaram o projeto e os elementos da comunidade educativa que se dispuseram a colaborar, incluindo a Diretora do Agrupamento, Maria das Dores Silva.
Os vídeos, a publicar periodicamente, poderão ser vistos na página do Agrupamento e nas respetivas redes sociais.
Ex-alunos fala de experiências europeias
No dia 7 de dezembro, mais de 300 alunos, acompanhados pelos seus professores, tiveram o privilégio de ouvir Tomás Marques, um ex-aluno que veio falar sobre as suas experiências pelo mundo.
O Tomás encontra-se a frequentar o curso de Direito, na faculdade de direito do Porto. Durante o seu percurso na escola secundária de Monserrate, obteve excelentes classificações mas, mais do que isso, destacou-se pelo seu ativo envolvimento em inúmeros projetos do Agrupamento, desde o Parlamento dos Jovens ao programa ‘Mentoria: ESM+ cidadão’, passando pelo Euroscola e o EPAS.
Aquando do início do seu percurso universitário, esta participação não se esgotou – pelo contrário, intensificou-se: esteve na Irlanda, numa conferência do projeto “inclusEu”; foi à Roménia, onde participou numa reunião do projeto VoluntEU ; esteve também em Bruxelas para a assinatura, na qualidade de elemento fundador, do projeto “Unidos na Universidade”. R.P.