Ronda encerra Bodas de Prata 

Mais um ano está prestes a terminar, e com este 2023 termina simultaneamente mais um ano de atividade da Ronda Típica de Carreço, agrupamento que teve o ensejo de comemorar ao longo de todo o ano o seu primeiro quarto de século.

Durante este ano, e no âmbito das comemorações do 25.º aniversário, o grupo publicou mensalmente um vídeo alusivo às diversas atividades da Ronda Típica realizadas ao longo dos 25 anos de vida. 

Esteve com muita dignidade e empenho nos diversos feirões da nossa cidade na Praça da República e era simplesmente uma uma lufada de ar fresco.

A Serração da Velha, a tradição e os costumes que a Ronda recuperou e muito preza em manter, foi para todos um gosto participar ao som dos nossos zaquelitraques, e estar ali mais um ano como manda a tradição, a presenciar a queima da velha ao meio do tempo da quaresma. Mas a Ronda participou também, com a sua habitual e característica tasquinha na festa do nosso Arroz Doce. 

No ano das suas bodas de prata, a Ronda deslocou o grupo de folclore até aos Pirinéus, mais concretamente até ao principado de Andorra, onde estabeleceu novos conhecimentos e divulgou a nossa cultura. Por sua vez, realizou um festival de folclore em conjunto com o centenário do Rancho Regional das Lavradeiras de Carreço, mas também marcou presença nos festivais de folclore de Freixieiro de Soutelo, de S. Bento de Seixas e no de Arga de Cima. 

A Ronda participou, como habitualmente o faz, nos diversos números das Festas da Senhora d’Agonia, mas também participou na Festa da Comunidade da nossa freguesia, onde mais uma vez a tasquinha esteve em evidência. 

Teve o ensejo de abrilhantar um congresso realizado no Hotel Axis da nossa cidade de Viana, e realizou na sua sede social o tradicional magusto. O grupo de bombos manteve a sua atividade animando festas e romarias como habitualmente o faz.

No dia 02 de dezembro apresentou na Sociedade de Instrução e Recreio de Carreço o resultado da atividade da sua ESCOLA DE MÚSICA, com a participação de alunos de diversos escalões e com o apoio dos amigos de Dem. Em simultâneo promoveu o 1.º FESTIVAL DE SOPAS, evento que foi um verdadeiro sucesso. A Ronda Típica agradece a todos a participação.

Finalmente para encerrar o XXV ANIVERSÁRIO, a Ronda Típica de Carreço manda celebrar uma missa de ação de graças na igreja paroquial de Carreço, no próximo dia 30 de dezembro, às 17 horas, com a participação do coral da Ronda Típica de Carreço, e no final realiza uma romagem ao cemitério em memória dos antigos elementos falecidos. 

Parabéns à Ronda Típica pelas suas bodas de Prata em particular, e por mais um ano de atividade em defesa da nossa cultura, arte e tradições, bem hajam todos os componentes, fazemos votos para uma nova época folclórica repleta de sucessos.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.