Caminha integra Rede Mundial Mayors For Peace

Caminha é o mais recente concelho a integrar a rede mundial Mayors for Peace, cujo objetivo é fomentar a Paz no Mundo. O concelho de Caminha junta-se assim a mais oito mil cidades, espalhadas por 166 países e regiões. Sobre a adesão o Município a esta rede, o presidente da Câmara de Caminha, Rui Lages, refere: “num mundo cada vez mais desigual, alicerçado em guerras, em conflitos armados, onde a diplomacia não tem conseguido unir os povos, entendemos que a promoção do diálogo, da proximidade entre os povos, a união e a fraternidade serão sem dúvida o caminho para a paz. Por isso mesmo entendemos ser essencial a participação do município de Caminha nesta rede mundial”.

O objetivo da Mayors for Peace é contribuir para a realização da paz mundial duradoura, despertando preocupação entre os cidadãos do mundo pela abolição total das armas nucleares, através da solidariedade entre as cidades-membro, bem como resolver problemas vitais para o ser humano, como a fome e a pobreza, a situação dos refugiados, as violações dos direitos humanos e a destruição ambiental. Assim, esta esta rede centra-se em três objetivos: concretizar um mundo sem armas nucleares, concretizar cidades seguras e resilientes e promover uma cultura de paz.

Recorda-se que “em agosto de 1945, as bombas atómicas lançadas sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki instantaneamente reduzindo-as a escombros, tirando a vida a mais de 210.000 pessoas. Passados mais de 75 anos, muitos sobreviventes (hibakusha) ainda sofrem com as sequelas físicas e emocionais da radiação. Para difundir em todo o mundo o desejo ardente dos hibakusha simbolizado na mensagem de que “ninguém deve sofrer como nós sofremos”, e para garantir que esta seja transmitida às gerações futuras, Hiroshima e Nagasaki continuam firmes na afirmação ao mundo de que as armas nucleares são desumanas e continuam pedindo a sua abolição. Em 24 de junho de 1982, na 2ª Sessão Especial da ONU sobre Desarmamento realizada na sua sede em Nova York, o atual presidente da Câmara Municipal de Hiroshima, Takeshi Araki, apelou às cidades de todo o mundo que transcendessem as fronteiras nacionais e se unissem em solidariedade para trabalhar em conjunto no sentido de fazer pressão para abolir as armas nucleares. Posteriormente, as cidades de Hiroshima e Nagasaki estabeleceram a Conferência Mundial da Mayors for Peace através da Solidariedade Intercidades (agora, Mayors for Peace), composta por presidentes de câmara de todo o mundo, que formalmente expressaram apoio a esse apelo. Em 1991, a organização foi registrada como uma ONG com estatuto consultivo especial do Conselho Económico e Social da ONU (ECOSOC)”.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.